Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Pequi pode desaparecer na região do Oeste Goiano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 06 de Julho de 2021, 15h09 | Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 09h27 | Acessos: 819

Estudo mostra que extrativismo, reprodução lenta e avanço da soja provocam diminuição das plantas ao longo do tempo.

Pequi precisa de tempo para formação de novas plantas. Foto: Vânia Diniz
Pequi precisa de tempo para formação de novas plantas. Foto: Vânia Diniz

A expressão popular “é pra acabar com os pequis do Goiás”  pode deixar de ser uma brincadeira e se tornar uma preocupação real, ao menos na região Oeste do Estado. Pesquisa realizada no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Iporá mostrou, ao longo de dois anos de acompanhamento, que o pequi (Caryocar brasiliense) plantado tanto em área de pastagem quanto de reserva não apresentou germinação e nem rebrotas. 

Possivelmente, a população dessa espécie precisa de mais tempo para a formação de novas plantas, mas o extrativismo – ou seja, a coleta para a alimentação - não deixa sementes suficientes no ambiente para que isso ocorra. “Com a retirada constante, o longo período que as sementes levam para germinar e o avanço da soja substituindo as pastagens - local onde grande parte da população ainda é encontrada - ao longo do tempo o pequi tende a desaparecer da região”, explica a bióloga Vânia Sardinha dos Santos Diniz, coordenadora do estudo. 

A pesquisadora, que é doutora em Ecologia e Evolução, vai além: o que foi observado na região de Iporá pode se estender por todo o estado de Goiás. “Combinando trabalhos de outros autores com os nossos resultados, podemos dizer que não apenas o pequi, mas várias outras espécies nativas do Cerrado, tendem a desaparecer ao longo do tempo”, alerta. 

De acordo com o estudo, na área de reserva, observou-se maior número de plantas jovens que na de pastagem. Porém, com crescimento mais lento e menor quantidade de frutos por planta. Esse fato pode ser explicado pelo adensamento de espécies no local e o consequente sombreamento. 

“Isso indica que, na reserva, aos poucos as plantas jovens poderão substituir as mais velhas que irão morrendo com o tempo”, justifica. Já na pastagem, embora o pequi tenha apresentado maior crescimento e mais frutos, não houve rebrota ou muda, o que gera preocupação. 

Solução - Para evitar que isso ocorra, a professora lembra da importância da conservação do Cerrado, preservando suas áreas de reserva. Ela também aposta na implantação de novas áreas de plantio, mesmo que sejam consorciadas com a pastagem - desde que o manejo seja correto na fase inicial de crescimento. “Tivemos resultados positivos com o plantio de sementes diretamente em campo ao invés de produzir as mudas e transplantar”, revela a pesquisadora. 

Segundo Vânia, após um ano de plantio das sementes, 60% das plantas sobreviveram, sem adubação, correção do solo, uso de herbicidas ou agrotóxicos. “Fizemos apenas o controle das formigas e a capina manual das plantas daninhas e da braquiária em torno das plantas. Algumas mudas foram atacadas por lagartas, mas elas rebrotaram, tanto o caule, quanto as folhas”, explica. 

O fundamental, conforme a pesquisadora, é controlar o crescimento de outras plantas, para que não haja sombreamento das mudas. “Principalmente a braquiária, que realiza forte competição por recursos com as espécies nativas”, especifica. É necessário, ainda, fazer o controle de formigas cortadeiras, pois elas prejudicam o crescimento e aumentam a mortalidade da espécie em áreas de plantio. 

Baru - O estudo da professora Vânia iniciou em 2019 e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Subdividido em dois subprojetos, também observou a estrutura populacional do baru (Dipteryx alata), contudo os resultados não foram tão preocupantes quanto os do pequi. 

Isso porque possivelmente o extrativismo do baru ainda não é tão intenso e a espécie conseguiu se reproduzir bem tanto em área de pastagem quanto na reserva legal, além das taxas de germinação das sementes serem maiores. O projeto contou com Bárbara Miranda Borges e Nandara Carolina Barbosa Bastos, bolsistas de Iniciação Científica e estudantes do curso de Agronomia do Campus Iporá. Sob a orientação da professora, ambas conduziram os experimentos em campo.

 

Diretoria de Comunicação Social

 

 

Fim do conteúdo da página