Divulgados editais de iniciação científica

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 19h00 | Última atualização em Quarta, 17 de Mai de 2023, 16h25 | Acessos: 628

Certames visam à seleção de bolsistas para programas de Iniciação Científica, em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Ações Afirmativas. Oportunidades são destinadas a alunos do Ensino Médio e Superior. Inscrições devem ser realizadas no período de 29 de abril a 28 de maio.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), divulga editais para seleção de bolsistas para programas institucionais de iniciação científica. Benefício é destinados à alunos do Ensino Médio e Superior. Inscrições devem ser realizadas no período de 29 de abril a 28 de maio, pela internet via Suap (veja editais abaixo).

Nos campi Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí as oportunidades são para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/IF Goiano) e Voluntário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI) – Edital nº 8. Estes programas são voltados para a participação de estudantes de graduação em projetos específicos, coordenados por pesquisadores do IF Goiano, com foco em inovação, para que desenvolvam a prática da inovação com orientação qualificada.

Os Programas Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/ CNPq/IF Goiano) e de Iniciação Científica e Tecnológica Voluntária (PIVIC) – Edital nº 9 -  estão disponíveis nas unidades de Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí. Estes programas são voltados para os estudantes de graduação e tem como principal objetivo viabilizar a igualdade de oportunidades na formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa dos alunos em projetos de pesquisa contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico, orientação adequada por pesquisador qualificado, individual e continuada.

Para os estudantes do ensino médio, as oportunidades estão disponíveis nas unidades de Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí por meio dos programas institucionais de Iniciação Científica de Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq, PIBIC-EM/IF Goiano) e Voluntário de Iniciação Científica de   Ensino Médio (PIVIC-EM/IF Goiano) – Edital nº 10.

Inseridos no PIBIC e PIVIC estão os Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação Científica Ações Afirmativas (PIBIC-AF) Ações Afirmativas (PIVIC-AF) – Edital nº 11. As oportunidades estão nos Campi Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí. O programa tem como principal meta ampliar a participação de grupos sociais vulneráveis (sistema de cotas para pretos, pardos, indígenas, deficientes e sociais selecionados por meio de políticas de ações afirmativa/cotas) em espaços tradicionalmente por eles não ocupados, quer seja em razão de discriminação direta, quer seja por resultado de um processo histórico a ser corrigido.

Clique e acesse

Edital nº 8 - PIBIT / PIVIT