Integração lavoura-pecuária é tema de palestra

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 07h40 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2017, 21h55 | Acessos: 853

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Iporá recebeu na noite desta quarta-feira, 20, palestra do pesquisador da Embrapa Cerrados João Kluthcouski (o João K) sobre integração lavoura-pecuária-floresta. Além de estudantes e servidores, 50 produtores rurais assistiram à palestra no auditório da unidade.

imagem sem descrição.

O pesquisador falou inicialmente das várias revoluções tecnológicas que ocorreram na agricultura nas últimas décadas como, por exemplo, o plantio direto e a correção de acidez e adubação do solo. A partir disso, ele explicou que os sistemas de integração aliavam todos esses saltos qualitativos e permitem aumentar a produção com sustentabilidade.

João K. apresentou dados comparativos que reforçam a tese de que ainda é possível aumentar muito a produtividade sem abrir novas áreas. E segundo ele, a integração lavoura-pecuária-floresta é uma maneira muito interessante para se fazer isso.

A integração é uma estratégia produtiva que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais em uma mesma área. “Essa integração pode ser por meio de consórcio, sucessão ou rotação, e se destaca pela busca de efeitos sinérgicos entre os componentes do sistema”, ou seja, “a pecuária gera benefícios para a agricultura e a agricultura para a pecuária”, exemplificou ele.

A palestra do pesquisador João K. foi organizada como parte das atividades do “Dia de Campo”, que acontece nesta quarta-feira, 21, na Fazenda Escola do Campus Iporá, a partir das 8h. O evento vai apresentar resultados dos experimentos em integração lavoura-pecuária que vem sendo obtidos desde 2014.