2º Dia de campo sobre integração Lavoura-Pecuária-Floresta acontece no IF Goiano

Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 23h08 | Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2018, 19h47 | Acessos: 1283

O Campus Iporá do IF Goiano promoverá na quinta-feira, dia 26 de abril, um dia de campo voltado a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

O evento, que se iniciará às 8h, é gratuito e voltado aos pequenos, médios e grandes produtores rurais, aos profissionais da área e também aos estudantes de cursos do próprio IF Goiano e de outras instituições.

A programação será desenvolvida no decorrer do dia e envolverá seis estações e uma dinâmica nas quais serão apresentadas e discutidas as intervenções realizadas na área experimental da Fazenda Escola, além de dados de pesquisas sobre o desempenho do sistema de produção integrado.

A dinâmica do evento facilita a participação de todos, já que terá fluxo contínuo de visita às estações até as 13 horas. Conforme os participantes forem chegando serão formados grupos que farão o trajeto pelas estações de apresentação com duração prevista de 15 minutos cada.

Estações

1ª – Adubo Verde e Milho Variedade;

Será abordado o uso de espécies de adubos verde para produção de fitomassa (palhada e forragem para ILP), bem como melhorias que a implantação destas espécies podem proporcionar ao solo no decorrer do tempo. Quanto ao milho variedade, serão apresentados os resultados de produtividade e a viabilidade econômica de quatro variedades testadas na região, dando enfoque para a potencialidade de uso das mesmas por agricultores familiares e em sistemas integrados (ILP e ILPF).

2ª – Resultados de Produção de milho em consórcio com Capim:

Dados referentes a produção de silagem de grão úmido, produção de grãos e produção de matéria seca (MS) do capim cv. BRS Tamani. Esses dados são resultados de um ensaio de competitividade de 10 híbridos de milho de dupla aptidão (silagem/grão) consorciado com capim.

3ª – Apresentação do Sistema de ILP do IF Goiano – Campus Iporá - Fazenda Escola;

Apresentação do sistema ILP implantado na Fazenda Escola na safra 14/15.

Demonstração dos resultados da produção de diferentes silagens feitas a partir de lavouras de milho consorciadas com braquiaria e feijão guandu, que podem aumentar a capacidade produtiva da lavoura, em sequência o rebanho que entrará nas pastagens adubadas pelas lavouras antecessoras.

4ª – Apresentação dos Resultados de Confinamento com Silagem do Sistema ILP;

Serão apresentados os resultados de consumo, ganho de peso e custo com alimentação de 30 animais da raça Nelore confinados que foram alimentados com dietas contendo apenas uma fonte de milho (silagem da planta inteira, silagem de grãos úmidos ou milho grão seco triturado).

5ª – Apresentação dos Resultados Agronômicos do Sistema ILP;

Avaliação entre diferentes formas de colheita do milho em sistema integrado, discutindo o impacto da colheita de milho para silagem de grão úmido e da silagem de área total nos resultados do sistema produtivo. Ainda avaliamos a possibilidade de não realizar a colheita do milho, utilizando o consórcio diretamente para pastejo.

6ª – Apresentação dos Resultados Zootécnicos do Sistema ILP;

Avaliação da produção animal em pastejo visando rotação de culturas em sistema integrado. Neste caso estamos avaliando o uso da pastagem como alternativa de rotação com as culturas graníferas durante o período chuvoso (safra 2017/2018).

Além destas seis estações haverá uma dinâmica com a Embaladora de Silagem, cujo potencial de uso na região é grande.

O coordenador do evento, Guido Calgaro Junior, explica que além de ser o II Dia de Campo sobre o tema na Fazenda Escola o mesmo faz parte das atividades estabelecidas no projeto de extensão “Difusão tecnológica: Sistemas de integração lavoura-pecuária como ferramenta de recuperação e produção sustentável de grãos e carne” que vem sendo executado desde 2017 e reforça o convite para participação de todos.

Acontece ainda neste Dia de Campo a divulgação da 3ª AGROTECNOESTE - Feira de Potencialidades do Agronegócio no Oeste Goiano que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2018, também na Fazenda Escola do Campus Iporá e que trará na sua programação a exposição e comercialização de produtos e serviços, palestras, oficinas, minicursos, apresentação de resultados de pesquisas e projetos de extensão.

Como se inscrever – Para participar é preciso realizar a inscrição por meio do sistema Sigect. Para os que nunca utilizaram o sistema, será preciso cadastrar-se, com informações de CPF, nome completo, e-mail e telefone de contato. Será possível se inscrever pessoalmente no evento.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - IF Goiano – Campus Iporá