Coronavírus: Campus Morrinhos desenvolve plataforma para intermediação de doações

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 14h58 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 12h28 | Acessos: 1074

Iniciativa é de alunos do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, sob coordenação do docente Marcel da Silva Melo.

imagem sem descrição.

Neste momento de enfrentamento da pandemia da Covid-19, a união de esforços para promover ações solidárias desponta como papel fundamental para amenizar os impactos causados pela crise de emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (SARS-CoV-2). Atento ao seu compromisso social, o Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos intensifica suas ações e anuncia a criação do "Doe Brasil", que representa uma atuação da instituição pautada pela solidariedade e direcionada a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que estão passando por dificuldades e podem ter no Aplicativo uma oportunidade de esperança de dias melhores.

A plataforma Doe Brasil foi desenvolvida como um Projeto de Extensão pelos alunos Felipe Nário de Souza Fontinelli, João Marcelo Estulano Garcia de Almeida e Nayara Garcia Borges, todos do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, e teve o docente Marcel da Silva Melo como coordenador. Trata-se de uma ferramenta, já disponível no sistema web pelo site http://www.doebrasil.org e que em breve também será disponibilizada em Aplicativo Android, para intermediar de forma fácil e rápida a solicitação e/ou doação de itens essenciais, unindo quem precisa com quem quer fazer o bem.

Sobre o seu funcionamento, o docente Marcel Melo explica que "as famílias que estão passando por uma situação difícil podem cadastrar pedidos de itens para doação, incluindo produtos de alimentação, limpeza, higiene pessoal e/ou máscaras. Os pedidos serão atendidos pela população da cidade, que fará a entrega da doação diretamente às famílias necessitadas. Caso o doador não tenha condições de realizar a entrega da doação, o aplicativo contará com parceiros cadastrados que irão realizar a intermediação e entrega das doações às famílias".

Mais uma característica destacada é que o projeto permite a utilização do software por qualquer cidadão brasileiro, independente de localidade, seja pelo pedido ou pela realização de doações. Pela sua relevância social e abrangência de alcance, a ideia é dar continuidade ao Doe Brasil mesmo após o período atual de pandemia.

Além da importância para a comunidade, a plataforma também acrescenta expressivamente a formação acadêmica e pessoal dos discentes envolvidos. Segundo o coordenador do projeto, para desenvolver o doeBrasil.org foi utilizado conhecimento de várias áreas do curso TSI e também foi necessário buscar novas técnicas e tecnologias de desenvolvimento para o site e aplicativo. "Essa equipe se formará com uma experiência profissional ímpar após o desenvolvimento de um aplicativo que pode ter abrangência nacional. Além de todo crescimento profissional que trará a estes alunos, não podemos esquecer do crescimento humano e da consciência social que essa iniciativa trará a esses jovens. Essa é a essência do Projeto de Extensão e dos Institutos Federais, trazer benefícios para a comunidade nos quais eles estão inseridos".

Site: http://www.doebrasil.org
Aplicativo Android: Será submetido esta semana e estará disponível em breve

Unidade de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos