Programa IF + Rio Verde é instituído no campus

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 10h58 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 12h07 | Acessos: 2016

Projeto consiste na apresentação de atividades relacionadas aos cursos ofertados na instituição à estudantes do ensino fundamental e médio de escolas do município. Em sua primeira edição, participaram alunos das Escolas Filhinho Portilho, Olinto Pereira de Castro e do Sistema Sest/Senat.

Para receber os estudantes foram preparadas várias estações distribuídas em áreas diversas do campus. Logo na chegada, os grupos de alunos passavam pelo espaço dos laboratórios itinerantes. No local, acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Química, Engenharia Ambiental e Biologia mostravam experimentos realizados nos laboratórios desses cursos, assim como os equipamentos utilizados nas pesquisas.

Durante conversa com os monitores, os visitantes tiravam dúvidas sobre os cursos. Muitos também quiseram saber o perfil do profissional formado na área. Todas as informações eram repassadas pelos acadêmicos sob a supervisão de seus professores.

Kailane das Graças Sousa do oitavo ano da Escola Filhinho Portilho disse ter ficado impressionada com as experiências do curso de Química. “Achei interessante aqueles componentes que fazem a transformação das cores”. A aluna também disse ter ficado impressionada com a cadeia de reprodução dos animais que ficou no estande do curso de Ciências Biológicas.

Saindo desta estação, os estudantes percorriam uma trilha dentro do Jardim Botânico.

Ao fim da caminhada, depois de conhecer a vegetação do lugar, o grupo se encontrava com o professor Leandro Carlos, que contava a história da reserva, mostrando a importância daquela vegetação.

Na sala de aula ao ar livre, os estudantes ouviram o professor explicar sobre um substrato feito com material orgânico e a forma correta de fazer um plantio, salientando os principais cuidados que se deve ter com a planta. Por fim, cada aluno recebeu uma muda (arbórea, tempero ou planta ornamental) para levar para casa.

Trazendo uma muda de planta ornamental na mão, a estudante Gabriela Gomes, do 8º ano da Escola Filhinho Portilho, contou ser a primeira vez que visita o campus e disse ter ficado impressionada com as coisas que tinha visto. Segundo ela, seu sonho é fazer o curso de Agronomia na instituição, lugar onde seu primo se formou. Sua colega de sala de aula, Ingrid Neves Ferreira, disse que pensa em cursar Biologia e que vai se dedicar para concluir seus estudos no ensino fundamental e médio para buscar uma vaga no IF.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados na fazenda da instituição.

Uma estação apresentando todas as atividades envolvendo animais de pequeno e grande porte foi montada no setor de bovinocultura.

A estrutura do campus chamou a atenção do professor João Victor, que estava acompanhando uma turma de alunos. Ele, que já conhecia  instituição, disse ter ficado impactado com as coisas que conheceu durante a visita, citando, em especial, o Jardim Botânico. O professor contou que está na torcida para a implantação do Mestrado Profissional em Educação Profissional no campus, para o qual pretende concorrer a uma vaga.

De acordo com o professor Alan Carlos Costa, diretor de pós-graduação, pesquisa e inovação, e um dos idealizadores do projeto, a intenção é de que este seja um Programa permanente. “Este é um projeto piloto. Nosso objetivo é buscar expandi-lo nas próximas edições, com a participação de todos os cursos que a instituição oferece, desde o técnico até a pós-graduação”, disse.

Ainda segundo ele, os monitores de laboratórios já estão desenvolvendo projetos voltados ao interesse do público externo. “Nossos acadêmicos estão sendo orientados a desenvolver elementos integradores, de forma a alcançar aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a instituição”, afirmou.

Veja fotos

Sobre o Programa IF + Rio Verde

O Programa IF+ Rio Verde foi idealizado pela Diretoria de Ensino (Diren) juntamente com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) com o objetivo de divulgar os cursos e as ações do campus junto à comunidade de Rio Verde e região. Tem como foco estudantes dos diferentes níveis de ensino, além de empresários de segmentos variados, com vistas no despertar de interesses em parcerias e cooperações.

A próxima edição está prevista para ser realizada em outubro desse ano. Em breve, serão divulgados os procedimentos e prazos para inscrição das escolas, faculdades, cooperativas, empresas, dentre outros grupos organizados.

Todos aqueles que quiserem mais informações poderão entrar em contato com a Diretoria de Ensino (3620-5641) ou Diretoria de Pesquisa (3620-5617).

Conheça os cursos oferecidos no Campus Rio Verde:

Cursos Proeja

Cursos de Graduação