IF Goiano é representado no 16º Simpósio de Controle Biológico

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 11h15 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 17h27 | Acessos: 582

Professor Pablo Gontijo, do Campus Rio Verde, foi um dos convidados para ministrar palestra no evento organizado pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB).

O 16º Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol) aconteceu na última semana em Londrina-PR. O evento é considerado o maior fórum de controle biológico da América Latina.

Professor Pablo falou sobre a seletividade de agrotóxicos a inimigos naturais. Segundo ele, a participação no evento foi importante para firmar e reforçar parcerias com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, de países como Argentina e Itália. "Essas novas parcerias podem gerar oportunidades de pesquisa e intercâmbio de estudantes e pesquisadores do IF Goiano - Campus Rio Verde", afirmou.

O tema dessa edição do simpósio foi “Controle biológico: da academia ao campo, rumo à sustentabilidade”. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar informações com os diversos profissionais que ministraram as palestras e também com colegas que trabalham na área de controle biológico de pragas e doenças no Brasil e em outras partes do mundo.

Dentre as temáticas abordadas estiveram "Empreendedorismo e comercialização no controle biológico"; "Controle biológico de doenças de plantas"; "Interações do controle biológico e outras táticas de manejo integrado de pragas e doenças"; "Controle biológico de insetos de importância médico-veterinária"; "Controle biológico de vetores de doenças humanas" e "Gargalos do uso de produtos biológicos no campo", dentre outras.

O Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol) foi criado há 26 anos por iniciativa de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e tornou-se um expressivo evento científico. Ocorre a cada dois anos.

Setor de Comunicação Social e Eventos