Crianças visitam campus para encontro com escritora

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 16h50 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 19h54 | Acessos: 773

Encontro foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) e faz parte das comemorações da Semana da Consciência Negra.

A autora do livro "Chico Moleque: um sonho de liberdade", Maria Luiza Batista Bretas, participou de um café da manhã com crianças de 3 e 4 anos da Escola Municipal Nestor Fonseca. O encontro aconteceu no Campus Rio Verde e foi organizado por professores e alunos que compõem o Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígenas (Neabi).

De acordo com a professora Patrícia Gouveia, coordenadora do Neabi, o encontro foi antecedido por atividades realizadas por bolsistas do projeto de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo, junto às crianças na escola onde estudam. Uma das atividades consistiu em contação de histórias, com foco voltado para a temática das relações étnico-raciais. A culminância do projeto foi o encontro com a escritora, que conta a história da Comunidade do Cedro em Mineiros na obra destinada ao público infantil.

Maria Luiza contou aos pequenos que seu livro foi inspirado em conversas que manteve com José Antônio Moraes Silva, descendente do fundador da comunidade -  um antigo quilombo que fica no município de Mineiros. Segundo ela, o Cedro é diferente de outros quilombos que existem no Brasil porque não começou como um esconderijo de negros fugidos devido aos maus tratos.  É resultado do sonho de seu fundador, que juntou suas economias quando conseguia trabalhar em suas horas livres até conseguir comprar sua própria liberdade, a liberdade de sua família e adquirir um pedaço de chão. "Uma história de coragem e amor à terra", conta Maria Luiza.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos