Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Principal avenida de Rio Verde recebe mudas de orquídeas produzidas no campus

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2021, 18h34 | Última atualização em Quarta, 03 de Março de 2021, 17h17 | Acessos: 1889

O projeto Orquídeas na Avenida é uma idealização da Secretaria de Meio Ambiente do município e conta com a parceria do IF Goiano - Campus Rio Verde, que contribui com a produção de mudas e orientações gerais de manejo. A ação tem ainda a participação de um orquidófilo da cidade.

A ideia surgiu durante uma visita de gestores da Prefeitura de Rio Verde e do IF Goiano ao Jardim Botânico Inhotim em Brumadinho - MG. Segundo a secretária de meio ambiente do município, Marion Kompier, em uma das estações visitadas o grupo se deparou com milhares de orquídeas em palmeiras. A partir de então, a equipe começou a investir no projeto de fixar mudas de orquídeas nas palmeiras da Avenida Presidente Vargas. 

Um dos parceiros é o orquidófilo Ricardo Arroyo. Além de fazer a doação de mudas, o produtor de orquídeas orienta sobre a colocação das plantas nas palmeiras. Segundo ele, a espécie escolhida para embelezar a avenida é natural da região e deve florir dentro de 2 anos.

De acordo com o professor, Fabiano Guimarães, diretor-geral do campus, a Instituição cedeu as instalações para a preparação das mudas e ajudou na orientação de alunos envolvidos no projeto. "Nós cedemos o laboratório para a produção das mudas e orientamos os alunos sobre os métodos de produção biotecnológica".

Atualmente, estão envolvidos na ação alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Agronomia e pós-graduandos do Programa de Ciências Agrárias/Agronomia. Ainda segundo o professor Fabiano, o projeto está ligado às atividades do Jardim Botânico que desenvolve ações no intuito de arborizar vários cantos da cidade.

As primeiras mudas de orquídea foram fixadas durante o recesso de Carnaval nas palmeiras ao longo de 2 quilômetros da avenida. A ideia é fazer o restante do trabalho,  no próximo final de semana, quando o movimento de veículos é menor. Além da Avenida Presidente Vargas, as praças Cinco de Agosto e Gonzaga Jayme (Praça dos Coqueiros) também receberão mudas de orquídeas.

Para o professor Fabiano, além de embelezar a cidade, as plantas atraem polinizadores importantes para espécies produtoras de alimentos e contribuem para a melhoria dos indicadores de qualidade ambiental. Além disso, a iniciativa auxilia na formação de estudantes do Campus Rio Verde. "Trata-se de um projeto de custo baixíssimo e que traz benefício para toda a população", finaliza.

 

Seção de Comunicação Social  e Eventos

 

Fim do conteúdo da página