No mês de aniversário, Campus Rio Verde recebe a visita da primeira-dama do Estado de Goiás

Publicado: Quinta, 03 de Junho de 2021, 09h54 | Última atualização em Terça, 08 de Junho de 2021, 10h38 | Acessos: 752

Gracinha Caiado esteve acompanhada do prefeito do município, Paulo do Vale, e do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira.

As autoridades foram recepcionadas no campus pelo diretor-geral, professor Fabiano Guimarães, e pelos demais gestores da Instituição, que apresentaram aos visitantes  todo complexo acadêmico, que completa neste mês de junho, 54 anos de existência.

Única instituição de ensino pública federal do município, o IF Goiano – Campus Rio Verde recebe estudantes de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação de todo o sudoeste goiano e até de outros Estados.

Segundo os gestores, uma estrutura que necessita ser ampliada, já que os prognósticos apontam para um elevado crescimento populacional na região para os próximos anos, o que impactará diretamente na demanda por qualificação.

Ao conhecer os cursos oferecidos na Instituição, Gracinha Caiado pontuou que todos são cursos muito importantes tanto para a demanda atual, como para demandas futuras e concordou com a necessidade de investimentos para ampliação de ofertas. Os presentes também puderam conhecer parte do Projeto Jardim Botânico que está em fase de consolidação.

Entusiasmado com o JB, o prefeito Paulo do Vale, um dos parceiros da iniciativa, disse que a intenção é inspirar-se no Jardim Botânico de Inhotim-MG. De acordo com professor Fabiano, coleções botânicas já começaram a ser cultivadas e plantios de mudas já estão sendo realizados, citando como exemplo, as mais de 5 mil mudas plantadas por servidores do campus de outubro de 2020 a janeiro deste ano.

Recentemente, no entorno da nascente do JB  foram plantadas mudas de espécies nativas do Cerrado. A ação foi da comissão que coordena a A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública) juntamente com estudantes  e professores do curso de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental.

O prefeito lembrou ainda do projeto de cultivo de orquídeas em várias áreas do município, que também faz parte do projeto Jardim Botânico. Uma idealização da Secretaria de Meio Ambiente que conta com a parceria do IF Goiano, que contribui com a produção de mudas e com orientações de manejo da planta. Segundo o prefeito,  em 2 anos, as mais de 3 mil  mudas fixadas nas palmeiras da Avenida Presidente Vargas no início deste ano já começarão a florir. Este projeto envolve alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Agronomia e pós-graduandos do Programa de Ciências Agrárias/Agronomia.

Fazendas Urbanas

Gracinha Caiado e sua comitiva também conheceram o projeto de produção integrada sustentável de peixes e plantas em sistema aquapônico. O professor do Campus Rio Verde, Adriano Carvalho, é o responsável pela condução das ações. Segundo ele, já existe uma área experimental que já mostra bons resultados. A intenção é de que o projeto se expanda para todo o Estado levando qualificação aos pequenos produtores por meio de associações e cooperativas.

O frigorífico modular, que consiste em geração de empregos e aumento de inserção de peixes na merenda escolar, foi outro projeto apresentado. De acordo com os idealizadores, é necessário um investimento de cerca de 500 mil reais para colocá-lo em funcionamento.

Os visitantes também conheceram o projeto do Centro de Tecnologia e Inovação em Produção Sustentável de Alimentos e Sistema Aquapônico. Segundo professor Adriano, com o centro em funcionamento, é possível capacitar estudantes de todos os níveis de ensino, do técnico ao pós-doutorado.

Gracinha Caiado disse que quer conhecer detalhadamente todos os projetos. A primeira-dama afirmou que tem muito interesse em ações que oportunizem emprego e renda para famílias carentes. “O investimento em famílias em situação de vulnerabilidade social é uma das formas de melhorar o Estado em todos os sentidos”, finalizou.

Setor de Comunicação Social e Eventos