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Elped tem início com palestra sobre formação de professores e didática em tempos de pandemia

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Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 09h12 | Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 10h24 | Acessos: 44

Evento contou com a participação da professora Raquel Marra, da PUC-GO. 

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou na noite da terça-feira, 9, a solenidade de abertura do Elped e IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (Elped).A solenidade contou com a conferência de abertura: Formação de Professores e Didática em Tempos de Pandemia, ministrada pela professora Raquel Marra, da Pontifício Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).  A conferência de abertura do Elped estava originalmente marcada para ser realizada pelo professor José Carlos Libâneo que, por motivos de saúde, foi substituído pela professora Raquel. 

Segundo a professora Raquel, dentro de um contexto de pandemia, a educação pública está sendo ainda mais prejudicada em função da condução do momento sanitário que o país vive. "A experiência brasileira diante da pandemia, nos faz um caso singular no mundo. Dessa forma, eu considero que a pandemia também está funcionando para nós da Educação, como um grande laboratório de evidências. Estamos vendo coisas que antes eram invisíveis ou ocultadas", afirma. 

Para Raquel, vivemos em uma realidade em que o sistema educacional de majoritariamente de currículo utilitário, que busca alcançar o resultado. "No Brasil, esse currículo está expresso e formalizado na BNCC, que foi concebida como um instrumento de regulação neutro, mas que coloca o papel da escola como um instrumento de atingir o sucesso dos fins econômico e financeiros da sociedade", comenta. 

Diante deste contexto, a professora afirma que nos cabe discutir em que aspectos a escola tem falhado em relação à construção da formação de valores humanísticos, civilizatórios. "Este projeto para as escolas implica em uma revisão de todo o papel que a escola tem adotado, para que seja possível uma revisão desse padrão educacional e social que estamos vivendo", explica. 

"A educação que devemos almejar é para promover autonomia e formar subjetividades emancipatórios. Para isso, é necessário que os professores tenham, em sua formação, uma apropriação muito crítica do conhecimento e domínio aprofundado dos conteúdos", explica. Para ela, é necessário formar professores que consigam possibilitar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de defender as posições que precisam ser consensuadas como inegociáveis. 

SOBRE O EVENTO  - Durante a solenidade de abertura, o reitor do IF Goiano destacou que a edição de 2021 possui aproximadamente 2 mil pessoas inscritas. "Esse evento, que já se tornou internacional, é um evento público e gratuito que possui uma comissão organizadora de mais de 100 pessoas. Os organizadores do evento cumpriram seu propósito. Esse evento tem uma importância social muito grande, em especial nas últimas décadas, em que os cursos de licenciatura tem sido alvo de estudos", explica. 

Este ano, o Elped está acontecendo de forma virtual e transmitido pelo canal oficial do IF Goiano no YouTube. Paralelamente ao Encontro estão sendo realizados o IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano, VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid) e o II Seminário Internacional de Professores. Os quatro eventos se uniram devido ao contexto da pandemia da Covid-19. 

O Elped tem como objetivo discutir as dificuldades enfrentadas pelos professores em suas práticas pedagógicas no atual contexto. Busca levantar alternativas e subsídios para o diálogo sobre a formação dos docentes, de forma a contribuir com uma formação humana e cidadã. O evento está sob a organização da Pró-reitoria de Ensino do IF Goiano e sediado no Campus Ceres.

  

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Diretoria de Comunicação Social

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