Prêmio Diamantes da Educação encerra Elped

Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 14h14 | Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 19h14 | Acessos: 614

Cerimônia ocorreu na sexta-feira, 11, com o prêmio Diamantes da Educação, que reconheceu iniciativas de ensino inovadoras nos tempos de pandemia. Vários participantes de Rio Verde foram premiados. A próxima edição ocorrerá no ano de 2023, no Campus Iporá.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano realizou a cerimônia de encerramento do Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (Elped 2021). A cerimônia ocorreu na sexta-feira, 11, e foi marcada pelo anúncio dos vencedores do prêmio Diamantes da Educação, que reconheceu iniciativas de ensino inovadoras nos tempos de pandemia.

O concurso “Professor/a Diamante da Educação” tem como objetivos valorizar e estimular práticas de ensino inovadoras realizadas pelos(as) professores(as) da Educação Básica no contexto da pandemia da COVID/19, dos municípios envolvidos com os eventos IV ELPED 2021, II Seminário do Programa de Residência Pedagógica do IFGoiano, VI Seminário de Iniciação à Docência do IFGoiano (Pibid) e II Seminário Internacional de Formação de Professores. Foram premiados dois projetos em seis categorias diferentes: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Enos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação para Joves e Adultos e Educação Profissional (veja lista abaixo).

A cerimônia também contou com destaque para a comissão científica, com o servidor Tiago Qualhato, participante da comissão de seleção dos trabalhos. Thiago avaliou a edição de 2021 do evento como muito satisfatória em relação à produção científica. "Tivemos a submissão de mais de 550 trabalhos, divididos em 3 modalidades: Relato de experiência, comunicação científica e resumo simples e com ótimas discussões", disse. Durante a cerimônia também foi apresentada a lista de trabalhos selecionados para a próxima Ciclo Revista, revista científica da área de Educação do IF Goiano.

Para o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, o IV Elped demonstrou que o IF Goiano ressignificou, dentro das possibilidades, a educação em ambiente Virtual. "Que o exemplo dos prêmiados do Diamantes da Educação, sirva de exemplo para todos nós trabalhadores da Educação, que militamos em prol de uma educaçã pública, gratuita e de excelência", finalizou.

A cerimônia contou com a participação do Secretario de Educação Profissional do Ministério da Educação, Wandemberg Venceslau, o evento foi de grande importância para toda a Rede EPT e outras Redes de ensino envolvidas no evento. "Temos uma preocupação muito clara com a Rede Federal para o desenvolvimento de práticas inovadoras de educação. O objetivo na educação é formar cidadãos preparados para o mundo. Nesse sentido, pretendemos preparar os docentes para desenvolver nos alunos práticas de empreendedorismo e inovação, comenta.

Para a presidente da comissão organizadora, Vivian Caixeta, a quantidade de inscritos no evento surpreendeu até os participantes. "Os números foram crescendo e chegamos a 2049 participantes. Isso é uma prova de que o trabalho em equipe funciona muito bem", disse. Vivian ainda anunciou que a próxima edição do evento será realizada no ano de 2023 no Campus Iporá.

Sobre o evento - O Elped 2021 foi sediado pelo IF Goiano - Campus Ceres, nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2021. O evento aconteceu de forma concomitante ao IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano, VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid) e o II Seminário Internacional de Professores. Os quatro eventos se uniram visando ao fortalecimento das ações, no contexto da pandemia da COVID-19. Têm abrangência regional e nacional, contemplando alunos de cursos de Licenciaturas e de cursos de Pós-graduação, profissionais do magistério da educação básica e superior, das várias modalidades de ensino, contando com a participação de teóricos do Brasil, Espanha, Argentina, Colômbia e Portugal.

Em 2021, o evento discutiu o tema "Formação de Professores e Didática em Tempos de Pandemia" com o objetivo discutir as dificuldades enfrentadas pelos professores em suas práticas pedagógicas no atual contexto, buscando levantar alternativas e subsídios para o diálogo sobre a formação dos professores, de forma a contribuir com uma formação humana e cidadã tão fundamental, sobretudo neste momento em que a Educação Brasileira se encontra.

Confira os premiados do Diamantes da Educação:

Nome do projeto

1° Yone Alves de Souza

Cristalina-GO

Modos de aprender e ensinar na Educação Infantil

2° Glaucinéia Antônia de Sateles

Rio Verde-GO

Superação na prática da contação de história na educação infantil no campo no período de pandemia

Anos iniciais do Ensino Fundamental

1° Jovair Batista de Jesus

Rio Verde-GO

Práticas e produção em dança no período de aulas remotas