Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Edição JB Kids do 6º Circuito Beija-Flor leva crianças ao campus

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sábado, 30 de Outubro de 2021, 17h42 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 11h54 | Acessos: 938

Uma manhã inteira de pintura, música, trilha e plantio de mudas foi preparada para os pequenos. Os protagonistas do dia também tiveram a oportunidade de conhecer plantas em fase de germinação e bichos do laboratório de Biologia, como cobras e insetos. 

Foi com esse colorido que o Campus Rio Verde fechou outubro, mês de comemoração do Dia das Crianças, Dia dos Professores e Dia do Servidor Público. 

Foram convidados filhos, sobrinhos e netos dos servidores da Instituição para participar das atividades do 6º Circuito Beija-Flor: Jardim Botânico Kids. As ações foram coordenadas pela Diretoria de Extensão, pelo Centro de Educação Rosa de Saberes e por alunos do Complexo de Laboratórios de Biotecnologia Vegetal. Para facilitar as dinâmicas, os grupos foram divididos por faixa etária. 

Enquanto aguardavam o passeio pela trilha, os baixinhos ganharam tinta e papel para fazer desenhos e pinturas, tudo monitorado por estudantes de Licenciatura em Biologia.

O pequeno Gael teve seu rostinho pintado como seu super herói favorito.

A criançada também teve a oportunidade de conhecer alguns bichos e até de manuseá-los, sob a supervisão da professora Lia Raquel e de alunos que atuam nos laboratórios.

Estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas no Complexo de Biotecnologia Vegetal prepararam um estande para mostrar às crianças como as plantas germinam. 

Elas conheceram mudinhas de cacto, caju, orquídeas, mangabas, dentre outros. 

Passeios pelo bosque exigem cuidados e para mostrar às crianças como tudo deve ser feito, homens do Corpo de Bombeiros de Rio Verde acompanharam todo o trajeto.  

 

E no caminho, parada para o plantio de mudas.

Enquanto as crianças menores fazem uma pausa para descansar e ouvir historinhas, os maiores seguem a trilha para continuar o plantio.

Foram plantadas mais de 60 mudas de ipê rosa, genipapo, jatobá, bálsamo, guapeva, pata de vaca, xixá, cedro, dentre outras.

Uma atividade que ficará eternizada no bosque da Instituição.

O Circuito desse ano contou com a participação dos músicos Sandro e Tootie, que animaram as crianças com músicas infantis. Em um momento de improviso, Cecília Maria pegou o microfone, cantou e encantou.

No finalzinho da manhã, a galerinha quis saber o que tinha no carro dos bombeiros. 

Momento para uma demonstração dos equipamentos usados no salvamento de pessoas.  

A aula improvisada mostrou a habilidade dos bombeiros em lidar com as crianças, explicando em uma linguagem simples a função de cada equipamento.

Antes de ir embora, as crianças ganharam uma medalha, pela participação, e sementes de ipê amarelo. A ideia é que as coloquem para germinar e retornem na segunda etapa do evento, que será em novembro, com as mudinhas para realizar o plantio. 

 

O Circuito Beija-Flor está em sua 6ª edição. Ele surgiu como forma de proporcionar momentos de conscientização ambiental às crianças, uma das missões do Jardim Botânico de Rio Verde.

Presente durante todo o evento, o diretor-geral do campus, professor Fabiano Guimarães, agradeceu a todos os envolvidos nas ações, parabenizou as crianças pela participação e as convidou para a próxima etapa do JB Kids que será em uma das nascentes do campus no dia 19 de novembro.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos 

 

 

Fim do conteúdo da página