Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Pesquisa

IF Goiano realiza capacitação sobre busca em base de dados

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 23 de Mai de 2023, 09h51 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2023, 16h45 | Acessos: 385

Minicurso abordará como elaborar uma boa estratégia na realização de pesquisas. Atividade será realizada nos dias 31 de maio e 7 de junho.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, realiza minicurso "Como fazer busca em base de dados? Aprenda a elaborar uma boa estratégia de busca". A atividade, que faz parte da II Jornada de Minicursos da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, será realizada nos dias 31 de maio e 7 de junho, das 19 às 22 horas, pelo Teams. 

O minicurso tem como objetivo fornecer as habilidades necessárias para realizar pesquisas eficazes em bases de dados científicas disponíveis no Portal Periódicos Capes, como Scopus, Web of Science, Ovid e MedLine. Durante o minicurso, serão abordados vários aspectos importantes para a realização de buscas avançadas, como o uso da lógica Booleana para conjuntos (AND, OR e NOT), organização em blocos, sinônimos, termos similares, operadores de truncamento, uso de aspas duplas e parênteses, para compor a estratégia de busca.

Também serão apresentados alguns dicionários de termos controlados, como o Thesaurus da Unesco, Merriam-Webster e ERIC, bem como os MeSH Terms e DECS, muito comuns na área da saúde. Além disso, a atividade irá abordar a estratégia PICO/PECO e suas variantes para a definição da estratégia de busca alinhada com o objetivo da pesquisa. Será também apresentada a classificação das bases de dados, incluindo texto completo, referencial, multidisciplinar, especializada, acesso aberto, acesso restrito, acesso híbrido, de abrangência regional e internacional.

As principais fontes de informações serão discutidas juntamente com seu valor científico, tais como livros, teses e dissertações, artigos revisados por pares e literatura cinzenta. Também, será explicado o que é o DOI e como utilizá-lo para rastrear citações a um artigo e as referências citadas por um artigo, para expandir o alcance da literatura de interesse. Em resumo, o minicurso irá fornecer aos participantes os conhecimentos teóricos e as habilidades práticas necessárias para a realização de pesquisas eficazes em bases de dados científicas, utilizando as melhores práticas, ferramentas e técnicas disponíveis.

O minicurso será ministrado pelos professores Mathias Noll e Woska Pires da Costa. A atividade é destinada aos estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e ao público em geral. Haverá emissão de certificado aos participantes.

 

 

Clique e participe do minicurso

Faça sua Inscrição 

 

Diretoria de Comunicação Social

Fim do conteúdo da página