Campanha de conscientização para segurança no trânsito é realizada no campus

Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2023, 10h32 | Última atualização em Quarta, 31 de Mai de 2023, 16h39 | Acessos: 426

Iniciativa do curso de Engenharia Civil, por meio do Laboratório de Pavimentação e Transportes, em parceria com Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde (AMT). Ação faz parte da Campanha Maio Amarelo 2023.

No Trânsito, Escolha a Vida é o tema do Movimento Maio Amarelo 2023. O IF Goiano está abraçando a campanha participando de ações junto à Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito. No início desta semana, professores e alunos do curso de Engenharia Civil, juntamente com os agentes da AMT,  desenvolveram um dia inteiro de atividades nas dependências do campus.

As ações começaram com uma blitz educativa nas primeiras horas dos turnos matutino e vespertino, quando os alunos chegam para as aulas. Os agentes se posicionaram na entrada principal do campus e abordaram motociclistas e motoristas dando orientações sobre um trânsito seguro.

Além da blitz educativa, algumas dinâmicas direcionadas à segurança no trânsito foram realizadas. Em uma delas, foram utilizados óculos que simulam diferentes efeitos, como sonolência, uso de drogas, embriaguez em em teor leve, médio e alto.

O objetivo era demonstrar que, ao consumir substância ou estar sonolento a percepção é afetada, fazendo com que atividades simples, como montar uma pirâmide com copos ou desviar de cones, se tornem complexas e desafiadoras. A dinâmica reforça que, se em situações simples, a percepção é afetada, a direção de veículos, sob esses efeitos, se torna muito perigosa.

O Movimento Maio Amarelo surgiu com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para  discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Por que em MAIO? Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O AMARELO simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Seção de Comunicação Social e Eventos