Reitor apresenta ações em Reitoria Itinerante

Publicado: Terça, 23 de Mai de 2017, 13h30 | Última atualização em Quarta, 24 de Mai de 2017, 17h34 | Acessos: 969

9ª edição do projeto Reitoria Itinerante tem início no Campus Rio Verde. Nas próximas semanas, o reitor, acompanhado de assessores, percorrerá todas as unidades de ensino que compõem o IF Goiano.

O projeto visa integrar e aproximar o órgão gestor da Instituição com seus diversos campi. No Campus Rio Verde, o reitor, professor Vicente Pereira de Almeida, falou a servidores docentes, técnicos administrativos e alunos. Na oportunidade, fez um balanço das ações realizadas pelo Instituto nos últimos meses e elencou iniciativas que já estão sendo viabilizadas, como a aquisição de uma nova área para fazenda. A ideia é levar as unidades de pesquisas com plantas e animais para uma área mais apropriada, uma vez que a urbanização da cidade está muito próxima a área em que hoje as pesquisas são realizadas. Segundo o reitor, a aquisição da nova fazenda está ligada às ações do Jardim Botânico.

Ensino

A Pró-Reitoria de Ensino Itinerante foi lembrada pelo reitor como um avanço no sentido de preparar os cursos de todos os campi para avaliações e recredenciamentos. Lembrou ainda que o IF Goiano foi destaque no recredenciamento institucional - o Campus Rio Verde foi avaliado com nota 4 e o Campus Urutaí com nota 5. Falou das iniciativas que favorecem a dinâmica e o fortalecimento do ensino como cursos de formação pedagógica continuada dos professores e publicação do primeiro livro que trata, entre outras coisas, de relatos de experiências de professores de todos os campi. Aproveitou para lembrar do IV Ciclo de Formação que terá seu primeiro encontro no final do mês de maio, tendo como temática principal a permanência e êxito.  O Campus Rio Verde tem hoje 3.228 alunos matriculados, estão excluídos desse números os alunos da Educação à Distância. O IF Goiano tem ao todo, cerca de 10.500 alunos matriculados.

Extensão

Vicente elogiou a quantidade de atividades de extensão já executadas pelo Campus Rio Verde em 2017. Até agora, foram 36, número que segundo ele, demonstra o comprometimento de todos com ações que envolvem a comunidade como um todo. A gerente de extensão Telma Falbo aproveitou a ocasião para reivindicar a participação de técnicos administrativos como coordenadores dessas atividades. Atualmente, somente os professores podem exercer essa função, cabendo aos técnicos a participação como membros. Telma argumentou que muitos técnicos desenvolvem trabalhos de relevância para a comunidade e que não faz sentido serem preteridos. Professor Vicente prometeu rever a situação junto à procuradoria. Sobre as publicações, o reitor destacou a revista Ação e Solidariedade e Cartilha do Naif que atendem as atividades de extensão. Também lembrou sobre a regulamentação das atividade de extensão, que está tendo uma atenção especial com a construção de um novo regimento.

Pesquisa

O IF Goiano tem 14 programas de pós-graduação. Só no Campus Rio Verde são 7 de mestrado e 2 de doutorado. Para o reitor, uma situação inusitada, já que o IF Goiano é um dos menores da Rede de Educação Profissional e Tecnológica e o que tem mais número de cursos de pós-graduação. Até agora foram formados pela instituição de Rio Verde, 199 mestres, 13 doutores e 16 pós-doutores. Professor Paulo Sérgio Pereira aproveitou o momento para informar a todos sobre os próximos eventos da pós-graduação Segundo ele, são eventos que envolvem ensino, pesquisa e extensão e também parcerias de outras instituições, por isso conta com o auxílio de todos na execução das atividades.

Infraestrutura

Sobre as obras em andamento, professor Vicente apresentou em fotos, as dependências dos campi Posse e Campos Belos que deverão ser inauguradas no início do próximo ano. Em relação aos auditórios dos campi de Rio Verde e Iporá, a finalização da construção está prevista para os próximos meses. A diretora de administração e planejamento, Lucilene de Almeida, falou do contingenciamento de recursos que obriga a unidade a fazer cortes em pessoal terceirizado de limpeza, segurança e condução veicular. No entanto, afirmou que foi feito um novo diagnóstico de demanda destes profissionais com vistas a reverter essa situação. De acordo com professor Vicente, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está tentando buscar soluções junto ao Ministério da Educação e junto aos parlamentares que representam de cada Estado.

Suap

Uma das novidades trazidas pelo reitor é a ampliação do Suap, que passará a atender diversos setores da instituição, como almoxarifado e patrimônio. De acordo com a professora Adriana Antunes, a iniciativa é de extrema importância, já que eliminará o uso de papéis. Ela aproveitou para reivindicar uma melhoria no fluxograma da organização de visitas técnicas. O pró-reitor de desenvolvimento instituição, professor Elias de Pádua disse que o Suap poderá atender a essa expectativa e que algumas ações já estão em fase de experimentação em campi menores e também na reitoria.

O projeto acontece duas vezes por ano, uma a cada semestre, e tem cumprido seu objetivo, conforme avaliação do reitor da Instituição. "O contato direto e o diálogo com a comunidade nos permite verificar as principais demandas, esclarecer dúvidas e prestar contas do nosso trabalho", considera Vicente.

Setor de Comunicação Social e Eventos

curta nossa fanpage