A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
ELPED

Formação e trabalho docente em debate no 3º Elped e 4º ElicPibid

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 14h49 | Última atualização em Segunda, 11 de Junho de 2018, 12h55 | Acessos: 238

Temas foram debatidos em mesas redondas realizadas na manhã sexta-feira, 8. Aconteceu ainda, a entrega do Prêmio Diamantes da Educação.

A formação e o trabalho docente docente foram assuntos das discussões da manhã do segundo dia do 3º Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (Elped) do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e 4º Encontro de Licenciaturas e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do Sudoeste Goiano (ELICPIBID) . Além de debates, a entrega do Prêmio Diamantes da Educação marcou as ações realizadas na sexta-feira, 8.

As atividades tiveram início no começo da manhã, com a mesa redonda “Formação e trabalho docente: a ação construída em diálogo”, composta pelos professores Everson Melquíades, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Simone da Rocha de Albuquerque Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Enquanto a professora falou sobre a prática do estágio, Melquíades destacou a prática pedagógica. “Trabalho docente, não é só ensino, é gestão, é formação continuada, é formação permanente e é relação com a comunidade, porque a escola não é uma ilha”, sintetiza.

Já a segunda mesa redonda, a ser realizada no período da noite, traz para o debate o tema “Pibid e Reforma no Ensino Médio: políticas educacionais em questão”. Participam das discussões a assessora da Coordenação Geral de Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Cláudia Denís Alves da Paz, o professor da Universidade Federal de Uberlândia, Helder Eterno da Silveira e a professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Luciene Lima de Assis Pires.

Prêmio – Na sexta-feira, 8, foi realizada também a cerimônia de entrega do Prêmio Diamantes da Educação. Destinada a professores da Educação Básica, a Premiação visa oportunizar um espaço de valorização aos diferentes e importantes projetos voltados para todos os segmentos desta etapa de ensino. Para participar, docentes produziram vídeos de até 3 minutos de duração, descrevendo ações na Educação Básica.

Na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Prêmio foi entregue à professora Simone Alves Barreto, da Escola Municipal Professor Waldyr Emrich Portilho. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o vencedor foi o professor Geraldo Cabral e Souza, da Escola Municipal Luiz Alberto Leão, ambas da cidade de Rio Verde. Já na categoria Ensino Médio, quem levou a premiação foi o professor do IF Goiano – Campus Ceres, Dione Uester Costa Silva.

 

Vencedor com o projeto Poesia Hoje, Dione explica que a ideia do trabalho surgiu da percepção da escassez de vídeos de recitação de poesias na internet. De acordo com o professor, recitar poemas foi a forma que encontrou de interligar as disciplinas de português e arte com a produção de vídeos e poesias autorais. Apesar do prêmio ser destinado ao docente, Dione garante que a premiação será investida na continuidade do projeto. “(o prêmio) Com certeza é um incentivo para continuar e eu também não posso deixar de destacar a participação dos alunos, pois não conseguiria nada sozinho”, afirma.

Na avaliação da idealizadora do Prêmio, a professora do Campus Rio Verde, Patrícia Gouveia, apesar das dificuldades e contratempos, a premiação conseguiu cumprir com seu principal objetivo, que é o de aproximar professores a eventos científicos como o Elped. Os vídeos produzidos para o Prêmio serão reproduzidos durante o evento e a previsão é que a premiação aconteça novamente na próxima edição do Encontro.

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página