Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
[COVID-19]

IF Goiano e UFG entregam protetores faciais para profissionais de saúde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 12h00 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 13h03 | Acessos: 2047

Com a parceria, o Campus Trindade entregou 31 dos protetores na Vila São José Bento Cottolengo. As impressoras 3D do laboratório já confeccionaram 239 suportes de proteção

imagem sem descrição.

O laboratório de Automação Industrial do IF Goiano – Campus Trindade, em parceria com o Laboratório Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IpeLab) da UFG, está produzindo máscara de proteção facial para profissionais da saúde que atuam no combate ao Coronavírus (Covid-19). Os profissionais da saúde da Vila São Cottolengo receberam 31 máscaras faciais nesta segunda-feira (20/04).

A confecção dos suportes de proteção foi iniciada no Campus Trindade com a aquisição de seis impressoras 3D que estão trabalhando 24 horas. A máscara já teve a sua qualidade validada pelo Hospital das Clínicas (HC) da UFG.

De acordo com o diretor-geral do Campus Trindade, professor Júlio César Garcia, foram investidos até agora R$ 10 mil reais na aquisição das seis impressoras e já há planejamento para aquisição de máquina de corte a laser para a película plástica.

“Vendo a iniciativa da UFG nos jornais, com os pesquisadores do IpeLab, resolvemos entrar nesse movimento nacional e dar a nossa contribuição com nossos professores e técnicos para ajudar os profissionais da saúde, com segurança, a salvar vidas”, frisa o diretor.

A parceria funciona com o fornecimento de material pelo IpeLab e com os equipamentos e servidores do Campus Trindade para a produção. A produção é a união de esforços das instituições públicas, mas está aberta a apoio de qualquer pessoa ou empresa que queira disponibilizar equipamento ou insumo de produção.

Produção
As seis impressoras 3D do Campus Trindade já produziram 239 suportes impressos para as máscaras. Cada uma leva em torno de 1 hora e 20 min de confecção de um suporte. O que já foi produzido equivale a aproximadamente 13 dias de produção ininterruptos em somente uma impressora.

“A produção dos protetores faciais surgiu na Europa e rapidamente se disseminou para toda comunidade maker, mas todos podem dar sua contribuição mesmo que não possuam a tecnologia de impressão 3D. Temos equipamentos mas precisamos de insumos, bem como a doação de produtos de higienização.” ressalta o professor Cleber Ganzaroli.



Primeiro caso
O diretor presidente da Vila São Cottolengo, padre Marco Aurélio, agradeceu a comunhão da parceria com o Campus Trindade e UFG. O padre informou que um paciente interno da Vila São Cottolengo, com sintomas leves, testou positivo para o Coronavírus. Há outros nove casos que estão em investigação na unidade. Os pacientes que tiveram contato com o caso confirmado estão isolados. Até segunda-feira (21/04) o município de Trindade contabilizou sete casos confirmados e três curados de Covid-19.

Acesse
Página de ações do IF Goiano na pandemia


Siga o Campus Trindade no Instagram @campustrindade

(Jornalista Fabrizio Franco; Arte: Tainá Borges, Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trinda

Fim do conteúdo da página