IF Goiano determina conclusão do ano letivo de 2020 por meio do ensino remoto

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 16h57 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 10h03 | Acessos: 454

Divulgada portaria que estabelece as diretrizes para substituição das atividades acadêmicas presenciais por meio da utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) divulga portaria que estabelece as diretrizes para a conclusão do ano letivo de 2020 por meio da substituição das atividades acadêmicas presenciais, com a utilização de meios e ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (veja link abaixo). Documento foi expedido com base no o crescimento dos casos da COVID-19 e a não previsão do retorno às atividades acadêmicas presenciais, na legislação vigente e em portarias, resoluções e pareceres do Ministério da Educação, do Conselho Nacional da Educação e do próprio Instituto.

A portaria aborda a reorganização dos calendários acadêmicos dos campi, o planejamento e realização de aulas não presenciais, a avaliação e promoção no período de atividades não presenciais e o acompanhamento da frequência. De acordo com o documento, as atividades pedagógicas não presenciais, implementadas no âmbito do IF Goiano, em todos os níveis e modalidades de ensino a partir de 20 de abril de 2020 (conforme Portaria IF Goiano nº 731/2020, retificada pela Portaria IF Goiano nº 1.016/2020) serão consideradas como efetivo trabalho escolar.

O critério final para promoção, ou não, deve ser o de rendimento do estudante mensurado ao longo do processo formativo, a partir dos critérios e instrumentos de avaliação utilizados pelo docente e claramente planejados e informados aos estudantes. Para aqueles que optarem pelo trancamento de matrícula deve ser reservada a sua vaga, quando do retorno às atividades presenciais.

O ano letivo 2020 deverá ser reorganizado sob a orientação da Diretoria de Ensino ou equivalente, de cada Campus, até o dia 30 de setembro. De acordo com o documento, os calendários poderão ser reajustados conforme as necessidades de cada campus, no decorrer do ano letivo, a depender da situação de evolução da pandemia.

Clique e leia a Portaria

Diretoria de Comunicação Social e Eventos