Graduação

Primeira colação de grau do Campus Trindade em Engenharia Civil é com egressa do técnico em Edificações

Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 14h10 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 14h05 | Acessos: 466

A trajetória acadêmica escrita por Karolayne Peres (Karol) estará nas primeiras páginas da história do Campus Trindade. Esse encontro de dedicação e condições de ensino, pesquisa e extensão proporcionou conquistas acadêmicas, profissionais e de formação humana

Do ensino médio integrado no IF Goiano para as portas do mestrado na UFG. Karolayne Peres de Melo é a primeira aluna a receber o diploma de curso superior no Campus Trindade. Ela, a família e os servidores do campus foram testemunhas da primeira colação de grau da história do campus desde a implantação em 2015. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Direção-Geral e foi especial por vários motivos. Veja as fotos.

A agora engenheira civil nos contou em entrevista que, após concluir a graduação, a colação de grau especial (individual) foi necessária para que ela pudesse concorrer a uma vaga no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil na UFG, por meio do Programa Qualificar. O objetivo da universidade com o programa é qualificar servidores técnico-administrativos em educação da UFG na pós-graduação stricto sensu.

Após o ingresso no Campus Trindade (2015) e concluir o curso técnico em Edificações (2017), Karolayne escolheu a UFG para cursar Engenharia Civil (2018). Logo ela foi aprovada no concurso público (2019) para técnica em laboratório na área de materiais de construção, na própria UFG, onde achava que iria se graduar. Mal sabia ela que retornaria ao Campus Trindade (2020) para conciliar o trabalho na UFG com o curso de Engenharia Civil no IF Goiano.

Trabalho e Estudo
Um detalhe fez a diferença. Os cursos de engenharia no IF Goiano e UFG são integrais, entretanto o Campus Trindade atua para que as atividades letivas de ensino, pesquisa e extensão ocorram, predominantemente, no período noturno, justamente para dar oportunidade para quem trabalha. Assim, a então técnica e concursada participou e foi aprovada na seleção de transferência externa para Engenharia Civil, no Campus Trindade.

Sim, de 2015 a 2023 a futura mestra em engenharia pela UFG colecionou várias conquistas em instituições públicas de ensino superior em Goiás. E sem dúvida, a trajetória acadêmica escrita por ela estará nas primeiras páginas da história do Campus Trindade. Esse encontro de dedicação, resiliência e condições de ensino, pesquisa e extensão busca proporcionar profissionais com formação técnica e humana, conforme o juramento da Karol.

“Prometo, no cumprimento do meu dever de engenheira, não me deixar cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, de forma a não me esquecer de que trabalho para o bem do homem e não da máquina. Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou poluam. Colocarei todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade.”

Lembranças
Ao relembrar dos projetos, Karolayne demonstra carinho especial em relação à época do técnico integrado ao ensino médio. A iniciação científica durante o segundo e terceiro ano foi a atividade que mais a marcou. A pesquisa era o projeto experimental com corpo de prova de concreto, com teor de agregado reciclado, de resíduos de materiais de construção e demolição, com orientação do professor Geraldo Pereira.

“Quando eu estava no técnico em Edificações, participei de duas iniciações científicas, um projeto de extensão, um projeto de ensino, fiz monitoria e estagiei no laboratório de materiais. O que eu mais gostei foi a iniciação científica no segundo e terceiro ano.”, recorda a agora engenheira.

No primeiro ano, no curso técnico integrado ao ensino médio, Karolayne participou do projeto de extensão de produção cultural “Narrativas orais em Trindade: resgate de “causos” e registro de memórias da cultura goiana, coordenado pelo professor José Geraldo da Silva. Vários outros se seguiram como o de iniciação científica “Reflexões sobre o Fantástico em As Crônicas de Gelo e Fogo", coordenado pela técnica administrativa Cristiane Cunha.

Na graduação, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Karolayne foi com as colegas de turma Renata de Oliveira e Thatielly Gontijo. O tema foi Estabilização Físico-Química De Solos Goianos Baseada No Método De Eades E Grim. Leia o trabalho no Repositório do IF Goiano.

(Texto: Fabrizio Franco, Fotos: Tainá Borges, Assessoria de Comunicação do IF Goiano - Campus Trindade)