JIF 2019

Aplicativo é a grande novidade desta edição

Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2019, 07h52 | Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 09h31 | Acessos: 1152

Dentre outras funções, ferramenta permite aos competidores o cadastro prévio e a troca de informações entre eles. Terceiro dia de disputas traz campeões das modalidades de natação e tênis de mesa.

Conectando todos os alunos antes mesmo dos dias de competição, a grande novidade desta edição do JIF 2019 foi a utilização do aplicativo desenvolvido por professor e alunos do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Urutaí para esta etapa dos Jogos. Além de permitir o cadastro prévio dos atletas e a troca de informações entre eles, a ferramenta atende também aos responsáveis pelas delegações e otimiza o trabalho da comissão organizadora do evento.

Criado pelo professor de Informática da unidade, Jorcivan Silva Ramos, juntos com os alunos dos cursos de bacharelado em Sistemas de Informação, Mateus Silva Seixas, e técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Alessandro Victor Pacheco Andrade, o aplicativo foi desenvolvido para atender especificamente as necessidades demandadas pela Organização. A equipe ficou responsável pela criação conjunta do app e também pelo desenvolvimento da página eletrônica da competição.

O professor destaca que a possibilidade de criação e manutenção de listas de presença e chamadas por meio do QR Code impresso no crachá dos competidores foi uma das grandes inovações possibilitadas pela ferramenta. “Os atletas já chegaram para os jogos com os crachás impressos, com o QR Code, gerados pelo aplicativo”, conta Mateus. Além do cadastro de atletas, professores e comissão organizadora, o aplicativo permite registrar também jogos, modalidades esportivas, campus, adicionar resultados e aprovar inscrições.

A ferramenta foi desenvolvida no período de dois meses antecedentes à data de realização dos Jogos. Devido ao curto espaço de tempo a equipe teve que trabalhar de acordo com as prioridades exigidas. “A intenção era disponibilizar um mapa e uma série de informações sobre o Campus Urutaí, mas não conseguimos, pois tivemos que focar em outras áreas, como por exemplo no cadastro de atletas”, explica Mateus.

Por meio do aplicativo, as atletas do Campus Avançado Hidrolândia, Jéssica da Silva e Adrielle Alcântra, ambas do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, e Eduarda Velasco, do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, conseguiram identificar e conhecer a próxima adversária logo após a definição da partida. “Eu achei bem prático, porque a gente conseguiu ver a foto da outra atleta, reconhecemos e pudemos conversar antes mesmo da gente se enfrentar”, conta Jéssica.

As atletas destacam ainda, que além da interação, o aplicativo facilita na hora de encontrar a programação com o horário dos jogos e a atualização dos resultados. A intenção, segundo professor Jorcivan, é continuar no desenvolvimento e aprimoramento da ferramenta mesmo após a realização dos Jogos. O aplicativo pode ser baixado no página dos Jogos (veja link abaixo).

Competição – O terceiro dia de jogos foi marcado pela definição dos campeões das modalidades de natação e tênis de mesa.Na piscina os destaques foram para as equipes de Urutaí e Rio Verde. A delegação anfitriã conquistou ouro com os meninos no revezamento 4 x 50 e 100 metros livres, nesta última ficando também com a prata. Já a equipe visitante levou o primeiro lugar nos 50 metros nado livre e 50 metros nado peito, as duas modalidades no masculino.

No tênis de mesa o Campus Rio Verde também garantiu o ouro no individual masculino, enquanto a o Campus Campos Belos conquistou o primeiro lugar no individual feminino e de equipes masculino. A competição encerra nesta sexta-feira, 17, com as finais das modalidades coletivas. Os classificados nesta etapa seguirão direto para a fase nacional, já que este ano os Jogos assumiram um novo formato em comemoração aos 10 anos dos Institutos Federais e 110 da Rede de Educação Profissional e Tecnológica.

Acesse o site e confira os resultados das competições

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos