Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

IF Goiano se destaca em avaliação do Índice Geral de Cursos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 17h30 | Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 12h41 | Acessos: 365

IF Goiano é a segunda melhor Instituição de Ensino Superior de Goiás, conforme o Índice. Avaliação ainda coloca Instituição como melhor avaliada entre Institutos Federais do Centro-Oeste e em quinto lugar em ranking nacional. 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o ranking anual do principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro, o Índice Geral de Cursos (IGC). Com o resultado, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) se posiciona entre as duas melhores Instituições públicas de Ensino Superior (IES) do Estado de Goiás. O Instituto ocupa o primeiro lugar entre os Institutos Federais do Centro-Oeste e entre os cinco primeiros colocados entre os IF's do Brasil.  

O IGC, divulgado anualmente pelo MEC, é fruto de média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado. O cálculo matemático para chegar ao IGC leva em conta os seguintes aspectos: a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu). No que se refere ao cálculo das 2.070 instituições de educação superior no IGC 2019, foram considerados os resultados do CPC de 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados de 4.679 programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019. 

De acordo com o pró-reitor de Ensino, Virgílio Erthal, o IF Goiano já se destaca no IGC entre 2012 e 2019. "Desde 2012 estivemos com o nosso IGC na faixa 4, o que reflete a qualidade dos nossos cursos ofertados. Esta avaliação, em conjunto com o nosso conceito 5 na avaliação Institucional, contribuem sobremaneira para colocar o IF Goiano em posição de destaque no cenário nacional.", destaca. 

A nota do Índice varia de 1 a 5. Avaliações 5 e 4 definem as Instituições como excelentes. A faixa 3 qualifica como média, enquanto resultados abaixo desta faixa são considerados insatisfatórios. Nos casos de notas 1 e 2, o MEC realiza nova avaliação e a Instituição pode sofrer medidas administrativas.  Na relação das instituições públicas de ensino superior goianas, o IF Goiano aparece atrás apenas da Universidade Federal de Goiás (UFG), ambos na faixa 4. 

Do total de instituições que participaram desta edição, 87,1% (1.801) são privadas e 12,9% (269), públicas. A maioria (73,1%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (15,6%) e das universidades (9,4%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 1,9% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição. A concentração na faixa 3 abarcou mais da metade das instituições avaliadas (63,77%).

CPC - O CPC é um indicador composto por oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade. O Conceito é calculado com base na nota do Enade, valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes (IDD), perfil do corpo docente (Regime de Trabalho e Titulação), e Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo.

 

Diretoria de Comunicação Social 

Com informações do Inep

Fim do conteúdo da página