16/04/2019 - V Reunião Ordinária

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h12 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h13 | Acessos: 2464

16/04/2019 – terça-feira, às 08h, por videoconferência

ASSUNTOS DISCUTIDOS

1 – Aquisição de assinatura de Bases de Dados da Proquest - Proquest One

É reconhecida a importância da assinatura da Base de Dados e decide-se aguardar a liberação do orçamento para verificar as condições financeiras para adesão ou não.

2 - Lançamento do Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano) - Divulgação e

treinamento nos campi.

O Repositório Institucional abrigará toda a produção técnica-científica do IF Goiano e também de outras instituições, desde que tenha pelo menos um servidor do Instituto como autor. É solicitado que seja realizado um treinamento com servidores para serem multiplicadores em seus campi.

3 - Dados Plataforma Nilo Peçanha 2018

A Proen reforça a importância da Plataforma Nilo Peçanha no tocante a sua alimentação fidedigna, uma vez que os recursos financeiros destinados ao IF Goiano estão estritamente vinculados com o número de alunos que nela consta. O Reitor salientou que cada campus faça um exercício interno para sanar as possíveis inconsistências.

4 - Informações sobre EaD no IF Goiano:  Pedagogia UAB; Finalização do Mediotec;

Plataforma Nilo Peçanha - atualização dos dados; 20% a distância nos cursos presenciais;

Projetos com a FUNAPE; Substituição na CGEaD durante licença maternidade.

A Proen destaca a parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), com impacto positivo na matriz orçamentária, bem como a  oferta própria de cursos na modalidade a distância. Mesmo com os cortes de recursos, houve um aporte que possibilitou os primeiros passos em infraestrutura de alguns laboratórios para futuramente criarmos mais cursos institucionais.

Foi informado que no início deste ano, foi levantada quantidade de cursos com oferta de disciplina com carga horária à distância e parabeniza pelo trabalho, motivado pela Proen Itinerante e pelas capacitações nas unidades. Apresenta gráfico de percentual de cursos técnicos e superiores que se enquadram com a oferta de disciplina com carga horária à distância. Demonstra as funcionalidades do material didático constantes na plataforma e o sucesso dos cursos. Foi esclarecido que não há previsão de edital, em 2019 para cursos de Pedagogia UAB.

O Reitor reitera a importância dessa modalidade de ensino para os tempos atuais, de modo a cumprirmos nossa missão social.

5 - Demanda de professor de Arte e Cultura

PROEX salienta a importância do NAIF para o IF Goiano e defende como crucial termos um professor específico de arte e cultura em cada unidade do IF Goiano.

Reitor solicita a PROEX um levantamento do número mínimo ideal desse profissional para quando houver a possibilidade de receber vagas para concursos fazer tal destinação.

6 – Projeto Farol Cultural

PROEX expõe o propósito do Projeto Farol Cultural, compartilha que serão selecionados três alunos por campi e comunica que está em fase de organização o próximo livro de contos.

7 – JIF 2019 - etapa IF Goiano

PROEX informa que os JIFs – Etapa IF Goiano, irão ocorrer nos dias 14 a 19 de maio, no Campus Urutaí. Explica que cada unidade precisa definir o número de atletas e repassar os nomes dos participantes, dos acompanhantes, previsão de chegada e saída no campus. Foi relatado que é importante verificar quais são os campi que necessitarão de ônibus para conduzir as delegações aos JIFs. Justifica que não será possível arcar com passagens aéreas para a etapa nacional dos JIFs e que o trajeto será realizado por ônibus.

8 - Apresentação de ideias para campanha do processo seletivo 2019 dos cursos superiores

Ascom faz apresentação de ideias para campanha do processo seletivo 2019 dos cursos Superiores e cursos Técnicos. O Colégio de Dirigentes manifesta-se positivamente à ideia proposta, sobretudo pela questão de envolver rede social e também os discentes, colocando-se à disposição.

INFORMES GERAIS/ OUTROS ASSUNTOS

- Reitor informa:

- Sobre a posse do novo Ministro da Educação e novo Secretário da SETEC/ MEC.

- Convida a Procuradoria Federal para reforçar orientação a respeito de instrução dos processos encaminhados para sua avaliação.

- Registra que a gestão estará engajada para viabilizar a conclusão de obras, assim como tem realizado em todos esses anos.

- PRODI sugere que se aproveite a visita do Secretário da SETEC para ponderar a respeito de como será realizada a finalização das obras de campi, tendo em vista que precisamos quitar valores junto à empresa contratada e essa parceria é vital para tal propósito.

PROAD solicita que campus com alunos RIP mande quantitativo geral de alunos e de alunos RIP ocupando vagas em 2018/1 e 2018/2, para ser enviado ao Forplan e Conif com urgência.

Direção-Geral do Campus Trindade pergunta se discentes do IF Goiano que vão para Bragança poderiam ficar em alojamento da universidade. Reitor informa que verificará essa questão ainda hoje e repassará ao colegiado. Sugere seguir com o modelo de videoconferência para reuniões do Colégio de Dirigentes, tendo em vista que os gestores estão mais experientes com as funcionalidades da ferramenta.

Direção-Geral substituta do Campus Iporá convida todos os gestores para participarem da Agrotecnoeste, que ocorrerá no mês de maio em Iporá.

Direção-Geral substituta do Campus Posse e o Reitor reiteram mais uma vez o convite para inauguração do Campus Posse, na segunda-feira, dia 22/04. Contam com a presença de todos. Algumas autoridades políticas já confirmaram presença no evento, dentre eles o secretário da Setec/ MEC.