Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

XVI Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 13h30 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 13h30 | Acessos: 1434

24/11/2020, TERÇA-FEIRA, ÀS 08 HORAS, POR WEBCONFERÊNCIA.

ASSUNTOS DISCUTIDOS

 

Agenda Google Calendars

Reitor informou que no dia 15/12, o Diretor-Geral do Campus Morrinhos irá repassar orientações, por meio de um tutorial, aos representantes dos Gabinetes e do Colégio de Dirigentes sobre como usar a ferramenta Google Agenda.

 

Atuação da Procuradoria Federal do IF Goiano

Os Procuradores Federais do IF Goiano realizaram apresentação acerca das suas possibilidades de atuação (consultoria e assessoramento) e atribuições básicas na instituição, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre suas frentes de atuação e de buscar maior aproximação junto a equipe diretiva. Apresentaram também o resumo da produtividade das atividades realizadas para o IF Goiano.

 

Ponderações sobre o retorno às aulas presenciais

Pró-reitoria de Ensino (PROEN) expôs que o IF Goiano, em relação ao ensino remoto, está assegurado pela Resolução e Portaria emitidas pelo Conselho Superior que estabelecem diretrizes para a conclusão do ano letivo de 2020 por meio da substituição das atividades acadêmicas presenciais, com a utilização de meios e ferramentas de tecnologia da informação e comunicação. Ressaltou ainda que, as aulas práticas poderão ser executadas em janeiro 2021 para os cursos que exigem que sejam realizadas presencialmente, desde que atendendo a todas as medidas de segurança exigidas contra o coronavírus.

 

Aquisição de Biblioteca Virtual

O representante do Núcleo de Bibliotecas do IF Goiano apresentou resultado da pesquisa realizada a partir de questionário enviado a servidores e estudantes da Instituição para verificar interesse para aquisição de biblioteca virtual para o IF Goiano. Apresentou opções de bibliotecas virtuais que atendam aos PPCs dos cursos, plataformas de periódicos científicos que contemplam as áreas da pós-graduação entre outros. Salientou ainda sobre a questão do orçamento e a importância de aquisição. Encaminhamento: o Colegiado decidiu pela aquisição, porém irá aguardar o próximo ano para ter conhecimento do orçamento de 2021.

 

Agro Centro-Oeste Familiar 2021

Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) relatou sobre a importância do evento Agro Centro-Oeste Familiar para o IF Goiano e enfatizou que é um evento institucional. O presidente da comissão responsável pela organização do evento no Campus Ceres, unidade anfitriã em 2021, realizou apresentação detalhada do evento e solicitou apoio dos campi, especialmente no que tange a divulgação em suas localidades, ao transporte para todos os dias do evento, doação de alimentos e apoio de servidores de várias áreas, por exemplo, da tecnologia da informação.

 

Retorno gradual às atividades presenciais

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) apresentou proposta de portaria para regulamentar o retorno gradual das atividades a partir de janeiro de 2021, atendendo as vedações das portarias do IF Goiano anteriores para medidas de segurança estabelecidas para o período da pandemia. Após avaliação da minuta e ampla discussão, o Colegiado optou pela manutenção o trabalho remoto e, ainda, em aguardar a primeira reunião de 2021 para avaliação do cenário e deliberação do assunto.

 

Jornada reduzida em janeiro/2021

DGP expôs o histórico da prática da jornada reduzida no IF Goiano em períodos de férias (janeiro e julho) nos anos anteriores, onde havia a justificativa de economia e férias escolares. Em virtude do trabalho remoto e da maioria dos campi estarem em plena atividade em janeiro para o cumprimento do calendário acadêmico, o Colegiado optou na execução da carga horária de trabalho normal, oito horas diárias.

 

Plano de Dados Abertos

Reitor expôs que o documento Plano de Dados Abertos passou pelo Conselho Superior e foi aprovado, porém ao enviá-lo ao órgão de controle o documento retornou e foi solicitado acrescentar o cronograma das atividades. Em virtude da próxima reunião do Conselho Superior ocorrer após o prazo exigido para a entrega do documento, foi informado que será emitido um Ad referendum.

 

Apresentação da Minuta de Alteração do Regulamento Geral para Afastamento de servidores

A representante da Assessoria Internacional do IF Goiano apresentou a minuta e o histórico das adaptações necessárias para o Regulamento. Enfatizou que as adequações são para atender a Portaria do MEC nº 2.227, de 31 de dezembro de 2019. O Colegiado concordou e sugeriu encaminhamento do documento ao Conselho Superior.

 

Contratação de Apoio para estudantes com deficiência

Representantes da Diretoria de Assistência ao Educando (DAE) apresentaram a demanda institucional e as possibilidades de contratações de profissionais para o apoio aos estudantes com necessidades especiais. Foi relatado o custo e a necessidade dos campi avaliarem suas condições orçamentárias, uma vez que os contratos são firmados semestralmente. Ficou acordado que cada unidade realizará a avaliação da sua demanda e orçamento.

 

Inserção dos Neabis nas estruturas dos campi

Encaminhamento: ficou acordado para representante da DAE enviar ofício para Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI), sugerindo a possibilidade de inserção das estruturas dos Neabis nos Regimentos Internos dos campi.

 

Apresentação da Minuta do Regimento do Parque Científico e Tecnológico IF Goiano Rio Verde

Representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) e da Agência de Inovação Tecnológica do IF Goiano apresentaram histórico de construção da minuta do Regimento. Colegiado manifestou-se favoravelmente ao encaminhamento do documento para avaliação do Conselho Superior.

 

Gestão das ações do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) em atividades de ensino, pesquisa e extensão

Representantes do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) apresentaram, a título de conhecimento e sensibilização dos membros do Colégio de Dirigentes, esclarecimentos sobre a origem, a atuação do CEUA, número de atendimentos realizados e a necessidade de regulamentação e renovação do credenciamento, especialmente dos biotérios e os requisitos para mantê-los em funcionamento dentro dos critérios exigidos por órgãos fiscalizadores externos.

 

Códigos de Vagas

Direção-Geral do Campus Trindade expôs preocupação sobre as dificuldades que a unidade está enfrentando em relação a falta de docentes para suprir as demandas dos cursos e solicitou apoio do Reitor junto ao Conif e ao MEC.

 

Possibilidade de realização de concurso público Institucional

Direção-Geral do Campus Urutaí expôs necessidade de realizar concurso para o preenchimento de vagas que a unidade possui. Direção-Geral do Campus Ceres também manifestou interesse para ocupar vaga de biólogo. DGP apresentou cenário de possibilidades e valores para realização de concursos e as questões técnicas/legais que precisam ser consideradas. Encaminhamento: a partir de posse das vagas que a Instituição dispõe, realizar o concurso, bem como, resolver as questões de pendências de pagamento de vagas entre as unidades. Retomar o assunto na próxima reunião do Colegiado.

 

Apresentação de proposta recebida para o Programa Cão-Guia

Direção-Geral do Campus Urutaí apresentou proposta de parceria para otimizar a atuação do programa.

 

INFORMES GERAIS/OUTROS ASSUNTOS 

- Reitor relatou que o Colégio de Dirigentes precisa indicar seus representantes para o Conselho Superior do IF Goiano. Sugeriu manter a representatividade de titulares e suplentes (2/1/1).

- Direção-Geral do Polo de Inovação convidou para o lançamento do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), no dia 03/12, às 09:30, em Rio Verde e para a inauguração do Parque Tecnológico do IF Goiano.

- Foi discutido o local para sediar a edição do III Integra IF Goiano para ser anunciado pelo Reitor, no último dia do II Integra IF Goiano. Ficou acordado do Campus Iporá ser o anfitrião em 2021. 

 

 

 

Fim do conteúdo da página