VI Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes

Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 17h08 | Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 17h08 | Acessos: 1392

VI REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLÉGIO DE DIRIGENTES

06/04/2021, TERÇA-FEIRA, ÀS 8 HORAS, POR WEBCONFERÊNCIA.

ASSUNTOS DISCUTIDOS

Apresentação do portfólio do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial - Ceagre

O responsável pelo Projeto Ceagre no IF Goiano apresentou a equipe, relatou que o projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado de Goiás em conjunto com a Fapeg e o IF Goiano, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas aplicadas e ao fortalecimento do ecossistema de inovação. Foi destacado o porquê da escolha do município de Rio Verde para sediar o projeto, considerada uma localização geográfica estratégica para o agronegócio e com elevada produção acadêmica já desenvolvida na unidade do IF Goiano situada nessa cidade. O Colegiado foi convidado a conhecer o projeto, realizar ações em conjunto e ajudar na divulgação.

Apresentação do Programa de Preparação para Aposentadoria - Bem Viver IF Goiano/IFG/SIASS

A representante da Diretoria de Gestão de Pessoas Substituta e a responsável pelo Programa de Preparação para a Aposentadoria no IF Goiano, apresentaram detalhes de todo o Programa ao Colegiado. Foi exposto que se trata de ações que estão sendo desenvolvidas em parceria entre o IF Goiano, IFG e o Siass, com foco em preparar servidores para um processo de aposentadoria planejado. Relataram as ações que já estão programadas, entre elas: lives nos dias 27/04, 25/05 e 29/06. Após apresentação, dúvidas foram esclarecidas.

Apresentação do Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho - Bem Viver IF Goiano/IFG/SIASS

Servidora responsável pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) e a representante do grupo de trabalho denominado “Bem Viver” no IF Goiano, apresentaram ao Colegiado as atividades que estão desenvolvendo em conjunto com o IFG e Siass, bem como o histórico de criação do Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho.

Necessidade de intérpretes de Libras para o ELPED

Representantes da comissão organizadora do Elped solicitaram o apoio dos diretores-gerais do IF Goiano na liberação dos servidores intérpretes de Libras de suas unidades para que possam contribuir no evento que inicia em 09/06. Solicitaram ainda o apoio na divulgação.

Relatório Anual de Auditoria Interna - Raint 2020

Coordenador-Geral da Auditoria Interna do IF Goiano apresentou ao Colegiado o Raint 2020, explicou o processo de construção do Relatório, as próximas etapas que o documento precisa passar até a aprovação final do Conselho Superior e envio a órgão de controle. O colegiado aprovou o prosseguimento dos trâmites.

Relatório de Gestão - exercício 2020

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional destacou o árduo trabalho executado por todos da comissão. Presidente da Comissão responsável pela elaboração do Relatório de Gestão 2020 apresentou a dinâmica de construção do documento, que seguiu orientações do Tribunal de Contas da União (TCU), tais como: conteúdos obrigatórios dos capítulos (mensagem do dirigente máximo, visão geral da organização e ambiente externo, riscos, oportunidades e perspectivas, governança, estratégia e desempenho, informações orçamentárias, financeiras e contábeis, anexos). Foi destacado que o documento seguirá os trâmites necessários para sua aprovação nas instâncias superiores do Instituto e que até 30/04 precisa estar publicado no portal institucional. Colegiado sugeriu o acréscimo de algumas informações e aprovou o encaminhamento para as próximas etapas.

Informações Orçamento 2021

Representante da Pró-reitoria de Administração (Proad) ressaltou a importância do preenchimento da planilha enviada aos gestores. Informou que o IF Goiano recebeu parte do financeiro e sugeriu que o recurso seja utilizado para as despesas essenciais ao funcionamento das unidades.

Notificações e cobranças de empresas

Direção-Geral do Campus Ceres sugeriu fazer nota explicativa à comunidade acadêmica do IF Goiano sobre o momento ao qual a Instituição está passando em decorrência dos cortes no orçamento. Encaminhamentos: após ampla discussão, Reitor orientou que qualquer cobrança que os gestores das unidades receberam e não puderam ser quitadas tenham encaminhamento para a Proad/Gabinete para que o Reitor encaminhe ao conhecimento da Setec/MEC. Também foi acordado que após aprovação do orçamento, reuniões com a comunidade acadêmica serão agendadas, a fim de esclarecer o que a Instituição está vivenciando.

INFORMES GERAIS/OUTROS ASSUNTOS

- Direção-Geral do Campus Campos Belos informou sobre distribuição de cestas realizadas às famílias de estudantes da unidade e agradeceu aos servidores que contribuíram para que esta ação fosse desenvolvida.

- Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação informou que o Fórum de Pró-reitores de Pesquisa da Rede Federal está em discussão para oferta futura de um mestrado em Rede na área de Administração Pública. Estão fazendo levantamento para possíveis servidores interessados em compor o quadro de docentes para inicialmente ser ofertada especialização Lato sensu para posterior oferta de um Stricto sensu.

- Pró-reitor de Ensino pediu para os gestores estarem atentos ao preenchimento das informações solicitadas para suas unidades relacionadas à nova licitação que está em construção para a contratação de seguro para os estudantes.