A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Serviços e orientações

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 16h48 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 14h28 | Acessos: 10179

Consulta ao acervo físico das bibliotecas 

A consulta é disponibilizada ao usuário pelo Servidor da biblioteca ou online, por meio do Catálogo Eletrônico. As informações necessárias para sua localização podem ser acessadas por meio de mecanismos de busca nos campos: autor, título e assunto, outros (editora, série e ISBN/ISSN).

Caso o usuário queira pegar por empréstimo determinada obra, deverá anotar seu número de chamada (Classificação + Notação), esse número é o endereço/localização da obra na estante, conforme a ilustração a seguir:

Fonte: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Instruções

Dirija-se à estante a fim de localizar o livro desejado. Caso o livro solicitado possua mais de um volume, indique os volumes desejados. Sempre que necessário, solicite a ajuda dos colaboradores.

A ordem nas estantes sempre é DA ESQUERDA PARA DIREITA e DE CIMA PARA BAIXO, como a ilustra a imagem a seguir:

Fonte: Biblioteca da Faculdade Esucri

 

Empréstimo domiciliar*: Facultado somente a estudantes e servidores IF Goiano. A quantidade de itens emprestados é limitada.

Usuários

Número de Materiais

Número de Dias Corridos

Alunos

03

7

Servidores

05

7

* Para livros literários o prazo de empréstimo é de dez (10) dias. Consulte a biblioteca do seu campus para mais informações.


O usuário poderá retirar, por empréstimo domiciliar, qualquer publicação constante do acervo bibliográfico, exceto as obras de referência (enciclopédias, dicionários, atlas, periódicos, jornais, etc.) e outras publicações que, a critério de cada biblioteca, não podem sair, sendo caracterizada como obras de consulta.

Procedimentos: É necessário fazer a ativação de cadastro de usuário da biblioteca. Os interessados devem procurar o balcão de atendimento na biblioteca munidos de documento de identificação, comprovante de endereço e comprovante de matrícula do semestre vigente (para alunos). Este procedimento é adotado nas bibliotecas que realizam o cadastro manual, as demais unidades importam dados do sistema acadêmico da instituição.

O empréstimo é pessoal e intransferível. O usuário se torna responsável pela guarda e conservação das obras emprestadas. Não é aconselhável pegar livros emprestados para a utilização de terceiros. As bibliotecas não se responsabilizam por livros emprestados e deixados sobre as mesas. No caso de perda, extravio ou dano irreparável na obra, o usuário deverá proceder a reposição devida ao acervo.

 

Renovação do Empréstimo

Renovação será feita online. A renovação Online será permita por até 03 (três) vezes. A cada renovação on-line o sistema avisa quantas vezes você ainda pode fazer a operação. Esgotada a possibilidade de renovação Online, dirija-se à biblioteca onde foi efetuado o empréstimo com os itens em mãos. O prazo de renovação é pelo mesmo período de empréstimo que a sua categoria permite, desde que a obra não esteja reservada ou com data de devolução vencida. É vedada a renovação em caso de atraso na devolução de algum outro material ou multa pendente.

Recomendamos que o usuário faça a renovação do prazo de empréstimo com, pelo menos, um dia de antecedência.

Para realizar a renovação Online, deve-seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o Catálogo Eletrônico da Biblioteca ou clicar em “Biblioteca” no cabeçalho do site do IF Goiano;
  1. Clicar em “Login” (localizado logo acima da área de busca) e logar com matrícula e senha do Sistema Acadêmico; 
  1. Clicar no “Meu Pergamum”, desabilitar o bloqueio de Janela Pop-Up e esperar a janela aparecer;
  1. Clicar em “Renovar” para renovar o livro desejado na lista de empréstimos.

Obs.: Para seu controle, anote a nova data de devolução.

 

Reserva de Livros

É feita quando a publicação solicitada não estiver na biblioteca. Após feita a reserva e o exemplar for devolvido, ele estará disponível para quem o reservou por até dois dias. Após tal período, o exemplar estará disponível para todos os usuários novamente.

A reserva pode ser feita na própria biblioteca solicitando ao profissional responsável ou Online. Para realizar a reserva Online, deve-se seguir os passos:

  1. Acessar o Catálogo Eletrônico da Biblioteca ou clicar em “Biblioteca” no cabeçalho do site do IFGoiano;
  1. Procurar a obra desejada que não esteja com todos os exemplares emprestados;
  1. Clicar em “Reserva”;
  1. Preencher todos os campos, principalmente o de “Login” e “Senha” (Q-Acadêmico ou SUAP);
  1. Clicar em “Login” e logar com matrícula e senha do Q-acadêmico;
  1. Visualizar a mensagem “Reserva concluída!”.

 

Pagamento de multa

A multa será cobrada no atraso da devolução de obras na biblioteca, possui natureza não tributária, sendo uma pretensão ressarcitória diante de prática de infração disciplinar. A multa será cobrada por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU, nos termos da legislação federal. O valor da multa é de R$ 1,00 (Um Real) e será cobrado por obra emprestada e por dia de atraso. A medida é válida para todos os usuários da biblioteca, estudantes e servidores. 

Para se gerar a GRU eletronicamente, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o Catálogo Eletrônico da Biblioteca ou clicar em “Biblioteca” no cabeçalho do site do IFGoiano;
  1. Clicar em “Login” (localizado logo acima da área de busca) e logar com matrícula e senha do Q-acadêmico;
  1. Clicar no “Meu Pergamum”, desabilitar o bloqueiodeJanela Pop-Up e/ou esperar a janela aparecer;
  1. Clicar em “Empréstimo>Débito>Gerar GRU” para gerar o boleto a ser pago no Banco do Brasil e entregar o comprovante ao bibliotecário.

Atenção: Os finais de semana (sábados e domingos), feriados e recessos acadêmicos serão considerados dia de atraso.

Caso o Sistema eletrônico de GRU não esteja funcionando, siga esses outros passos:

  1. Para pagar as multas da biblioteca, siga os seguintes passos:
  1. Acessar o endereço:https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp
  1. Na tela que abrir, informe a Unidade Gestora (UASG) do seu campus:

•  Campus Cristalina: UASG 155061
• Campus Ceres: UASG 158302
•  Campus Iporá: UASG 158667
•  Campus Morrinhos: UASG 158300
•  Campus Rio Verde: UASG 158299
•  Campus Urutaí: UASG 15829
•  Campus Trindade: UASG 155152
•  Campus Campos Belos: UASG 154629
•  Campus Posse: UASG 154631
•  Campus Avançado Hidrolândia: UASG: 154963
•  Campus Avançado Ipameri: UASG 155063
•  Campus Avançado Catalão: UASG 155062

  • Gestão: 26407 – INST. FED. DE EDUC., CIENC. E TEC. GOIANO
  • Nome da unidade: IF GOIANO – CAMPUS XXXXXX
  • Código de recolhimento: 28832-2 - SERVIÇOS EDUCACIONAIS
    (Atenção: Os servidores da Reitoria deverão  usar o seguinte código de recolhimento - 18828-0 3TN Outras Multas)
  1. Clique em "Avançar"
  2. Na próxima tela, preencha os campos com suas informações, com atenção para:
    Número de referência é o CPF do devedor
    • Competência é o mês e o ano do pagamento
    • Vencimento é a data, mês e ano para pagamento
    • CPF deve ser do devedor
    • Nome deve ser do devedor
    • Valor principal é o valor da multa
    • Valor total também é o valor da multa
  3. Por fim, clique em "Emitir GRU".


DEMAIS SERVIÇOS*

Elaboração de ficha catalográfica: O serviço é realizado pelo aluno diretamente no Sistema Pergamum (Meu Pergamum). É oferecido somente aos alunos dos Cursos Superiores e Servidores da instituição. Em caso de dúvidas, entre em contato com a biblioteca do seu campus mais próxima. Veja o tutorial de como solicitar aqui.

Declaração de nada consta: Documento emitido pela biblioteca informando que o usuário não deve material informacional nem multa para o Sistema de Bibliotecas. O Nada Consta é utilizado em processos de solicitação de emissão de:

  • transferência de instituição de ensino;
  • solicitação de diploma; e
  • processo de aposentadoria, transferência de órgão.

O Nada Consta pode ser solicitado via Meu Pergamum (veja tutorial aqui), ou então entrando em contato com a biblioteca do seu campus.

Visitas orientadas: Acompanhamento de visitas por um funcionário da biblioteca para divulgar os espaços disponíveis e os serviços prestados. Agendamentos devem ser feitos diretamente nas bibliotecas em datas pré-agendadas.

Atenção: verificar disponibilidade do serviço em cada unidade.

 

Laboratório de informática: Uso livre para estudantes e servidores do IF Goiano (verificar disponibilidade diretamente nas bibliotecas).

Rede Wifi para notebook, celulares e tablets. 

Conferir a disponibilidade do serviço nas bibliotecas.

Treinamento para acesso ao Periódicos da Capes

Dúvidas sobre o acesso às Bibliotecas virtuais devem ser feitas com o bibliotecário. O mesmo procederá como o usuário pode realizar buscas e suas pesquisas.

Biblioteca Virtual Pearson (BV) – Possui acervo com mais de 12 mil títulos em diversas áreas do conhecimento. A plataforma conta com ferramentas de acessibilidade aos usuários com baixa visão ou deficiência visual, assegurando o acesso e fornecimento ininterrupto ao acervo e, consequentemente, amplia os acervos das bibliotecas do IF Goiano, universalizando o acesso a todos estudantes e servidores da instituição. Saiba mais, clicando no:

Manual do Usuário

Tutorial de acesso a Biblioteca Virtual Pearson (YouTube)

Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano) – Biblioteca Virtual que tem como missão promover, mediante acesso aberto, a disseminação, a preservação, a valorização e o reconhecimento da produção técnico-científica do Instituto Federal Goiano.

Acesse o RIIF Goiano 

Tutorial – Como submeter trabalhos acadêmicos no RIIF Goiano

 

Orientações sobre o uso do ambiente das Bibliotecas

  • Não consumir bebidas e alimentos de qualquer natureza dentro da biblioteca;
  • Fazer silêncio nos ambientes das bibliotecas. Caso seja necessário conversar, utilizar um tom de voz moderado a fim de evitar incômodo a outros usuários;
  • Colocar o celular no modo silencioso para não atrapalhar quem está estudando;
  • Manter o ambiente da biblioteca limpo utilizando os cestos de lixo;
  • Em caso de dúvida, pedir ajuda a um dos colaboradores da biblioteca.

 

Dicas importantes para a manutenção dos acervos das Bibliotecas do SIBi

  • Não riscar, perfurar, rasgar ou retirar páginas dos livros;
  • Não colocar os livros em mochilas ou bolsas com líquidos ou materiais úmidos (uniforme de natação, toalhas molhadas, etc);
  • Não dobrar os exemplares, nem retire a capa plástica protetora;
  • Não dobrar páginas ou utilize clipes para marcar trechos dos livros;
  • Não utilizar os livros como suporte;
  • Não guardar o livro de volta; deixa-lo deitado para que os responsáveis pela biblioteca cuidem dele.

 

*Demais serviços poderão ser incluídos ou excluídos, mediante avaliação dos Bibliotecários do IF Goiano.

Fim do conteúdo da página