Serviços e orientações
Consulta local e online: A consulta ao acervo se dará de forma presencial ou online. O acesso ao acervo é livre e destinado aos alunos, servidores e comunidade em geral.
Empréstimo domiciliar: Facultado somente a estudantes e servidores IF Goiano. A quantidade de itens emprestados é limitada.
Usuários |
Número de Materiais |
Número de Dias Corridos |
Alunos |
03 |
7 |
Servidores |
05 |
7 |
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* Para livros literários o prazo de empréstimo é de dez (10) dias. Consulte a biblioteca do seu campus para maiores informações.
O usuário poderá retirar, por empréstimo domiciliar, qualquer publicação constante do acervo bibliográfico, exceto as obras de referência (enciclopédias, dicionários, atlas, periódicos, jornais, etc) e outras publicações que, a critério da Biblioteca, não podem sair, sendo caracterizada como obras de consulta.
Procedimentos: É necessário fazer a ativação de cadastro de usuário da biblioteca. Os interessados devem procurar o balcão de atendimento na biblioteca munidos de documento de identificação, comprovante de endereço e comprovante de matrícula do semestre vigente (para alunos). Este procedimento é adotado nas bibliotecas que realizam o cadastro manual, as demais unidades importam dados do sistema acadêmico da instituição.
O empréstimo é pessoal e intransferível. O usuário se torna responsável pela guarda e conservação das obras emprestadas. Não é aconselhável pegar livros emprestados para a utilização de terceiros. A biblioteca não se responsabiliza por livros emprestados e deixados sobre as mesas. No caso de perda, extravio ou dano irreparável na obra, o usuário deverá proceder a reposição devida ao acervo.
Renovação do Empréstimo
Renovação será feita Online. A renovação Online será permita por até 03 (três) vezes. A cada renovação on-line o sistema avisa quantas vezes você ainda pode fazer a operação. Esgotada a possibilidade de renovação Online, dirija-se à biblioteca onde foi efetuado o empréstimo com os itens em mãos. O prazo de renovação é pelo mesmo período de empréstimo que a sua categoria permite, desde que a obra não esteja reservada ou com data de devolução vencida. É vedada a renovação em caso de atraso na devolução de algum outro material ou multa pendente.
Recomendamos que o usuário faça a renovação do prazo de empréstimo com, pelo menos, um dia de antecedência.
Para realizar a renovação Online, deve-seguir os seguintes passos:
- Acessar o Catálogo Eletrônico da Biblioteca ou clicar em “Biblioteca” no cabeçalho do site do IFGoiano;
- Clicar em “Login” (localizado logo acima da área de busca) e logar com matrícula e senha do Q-acadêmico;
- Clicar no “Meu Pergamum”, desabilitar o bloqueiodeJanela Pop-Up e esperar a janela aparecer;
- Clicar em “Renovar” para renovar o livro desejado na lista de empréstimos.
Obs.: Para seu controle, anote a nova data de devolução.
Reserva de Livros
É feita quando a publicação solicitada não estiver na biblioteca. Após feita a reserva e o exemplar for devolvido, ele estará disponível para quem o reservou por até dois dias. Após tal período, o exemplar estará disponível para todos os usuários novamente.
A reserva pode ser feita na própria biblioteca solicitando ao profissional responsável ou Online. Para realizar a reserva Online, deve-se seguir os passos:
- Acessar o Catálogo Eletrônico da Biblioteca ou clicar em “Biblioteca” no cabeçalho do site do IFGoiano;
- Procurar a obra desejada que não esteja com todos os exemplares emprestados;
- Clicar em “Reserva”;
- Preencher todos os campos, principalmente o de “Login” e “Senha” (Q-Acadêmico ou SUAP);
- Clicar em “Login” e logar com matrícula e senha do Q-acadêmico;
- Visualizar a mensagem “Reserva concluída!”.
Pagamento de multa
A multa será cobrada no atraso da devolução de obras na biblioteca, possui natureza não tributária, sendo uma pretensão ressarcitória diante de prática de infração disciplinar. A multa será cobrada por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU, nos termos da legislação federal. O valor da multa é de R$ 1,00 (Um Real) e será cobrado por obra emprestada e por dia de atraso. A medida é válida para todos os usuários da biblioteca, estudantes e servidores.
Para se gerar a GRU eletronicamente, basta seguir os seguintes passos:
- Acessar o Catálogo Eletrônico da Biblioteca ou clicar em “Biblioteca” no cabeçalho do site do IFGoiano;
- Clicar em “Login” (localizado logo acima da área de busca) e logar com matrícula e senha do Q-acadêmico;
- Clicar no “Meu Pergamum”, desabilitar o bloqueiodeJanela Pop-Up e/ou esperar a janela aparecer;
- Clicar em “Empréstimo>Débito>Gerar GRU” para gerar o boleto a ser pago no Banco do Brasil e entregar o comprovante ao bibliotecário.
Atenção: Os finais de semana (sábados e domingos), feriados e recessos acadêmicos serão considerados dia de atraso.
Caso o Sistema eletrônico de GRU não esteja funcionando, siga esses outros passos:
- Para pagar as multas da biblioteca, siga os seguintes passos:
- Acesse o endereço:https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp
- Na tela que abrir, informe a Unidade Gestora (UASG) do seu campus:
• Reitoria: UASG 158124
• Campus Ceres: UASG 158302
• Campus Iporá: UASG 158667
• Campus Morrinhos:UASG 158300
• Campus Rio Verde: UASG 158299
• Campus Urutaí: UASG 15829
• Campus Trindade: UASG 155152
• Campus Campos Belos: UASG 154629
• Campus Posse: UASG 154631
• Campus Avançado Hidrolândia: UASG: 154963
• Campus Avançado Ipameri: UASG 155063
• Campus Avançado Catalão: UASG 155062
• Campus Avançado Cristalina: UASG 155061
- Gestão: 26407 – INST. FED. DE EDUC., CIENC. E TEC. GOIANO
- Nome da unidade: IF GOIANO – CAMPUS XXXXXX
- Código de recolhimento: 28832-2 - SERVIÇOS EDUCACIONAIS
(Atenção: Os servidores da Reitoria deverão usar o seguinte código de recolhimento - 18828-0 3TN Outras Multas)
- Clique em "Avançar"
- Na próxima tela, preencha os campos com suas informações, com atenção para:
Número de referência é o CPF do devedor
• Competência é o mês e o ano do pagamento
• Vencimento é a data, mês e ano para pagamento
• CPF deve ser do devedor
• Nome deve ser do devedor
• Valor principal é o valor da multa
• Valor total também é o valor da multa - Por fim, clique em "Emitir GRU".
Catalogação na fonte: O serviço gera um produto: a ficha catalográfica, que é impressa no verso da página de rosto e deve ser feita quando o livro, monografia, tese ou dissertação estiver em fase de impressão. A ficha é obrigatória para efeito de depósito legal. É um serviço prestado pela Seção de Processamento Técnico de cada Biblioteca.
Elaboração de ficha catalográfica: O serviço é realizado pelo aluno diretamente no Sistema Pergamum (Meu Pergamum). É oferecido somente aos alunos dos Cursos Superiores e Servidores da instituição. Em caso de dúvidas, entre em contato com a biblioteca do seu campus mais próxima.
Declaração de nada consta: Documento emitido pela biblioteca informando que o usuário não deve material informacional nem multa para o Sistema de Bibliotecas. Deve ser retirado pessoalmente na biblioteca. Tem validade de 30 dias a partir da emissão.
O Nada Consta é utilizado em processos de solicitação de emissão de:
- transferência de instituição de ensino;
- solicitação de diploma;
- processo de aposentadoria, transferência de órgão; e
O Nada Consta deve ser solicitado na biblioteca do campus em que o usuário estuda ou trabalha.
Visitas orientadas: Acompanhamento de visitas por um funcionário da biblioteca para divulgar os espaços disponíveis e os serviços prestados. Agendamentos devem ser feitos diretamente nas bibliotecas em datas pré-agendadas.
Atenção: verificar disponibilidade do serviço em cada unidade
Laboratório de informática: Uso livre para estudantes e servidores do IF Goiano.
Rede Wifi para notebook, celulares e tablets.
Conferir a disponibilidade do serviço nas bibliotecas.
Acesso ao Portal de Periódicos da Capes
Dúvidas sobre o acesso às Bibliotecas virtuais devem ser feitas com o bibliotecário. O mesmo procederá como o usuário pode realizar buscas e suas pesquisas.
Orientações sobre o uso do ambiente das Bibliotecas
- Não consumir bebidas e alimentos de qualquer natureza dentro da biblioteca;
- Caso seja necessário conversar, utilize um tom de voz moderado a fim de evitar incômodo a outros usuários;
- Colocar o celular no modo silencioso para não atrapalhar quem está estudando;
- Manter o ambiente limpo utilizando os cestos de lixo;
- Em caso de dúvida, pedir ajuda a um dos colaboradores da biblioteca.
Dicas importantes para a manutenção dos acervos do SIBI
- Não riscar, perfurar, rasgar ou retirar páginas dos livros
- Não colocar os livros em mochilas ou bolsas com líquidos ou materiais úmidos (uniforme de natação, toalhas molhadas, etc);
- Não dobrar os exemplares, nem retire a capa plástica protetora;
- Não dobrar páginas ou utilize clipes para marcar trechos dos livros;
- Não utilizar os livros como suporte;
- Não guardar o livro de volta; deixa-lo deitado para que os responsáveis pela biblioteca cuidem dele.
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