Portais e Bibliotecas (modo de compatibilidade)

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 18h10 | Última atualização em Sexta, 09 de Novembro de 2018, 09h11 | Acessos: 2444

BASES DE DADOS

Periódicos da Capes - “O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 123 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.” Acesse o Acesse o tutorial.

Oasisbr - “O Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.”

Portal Domínio Público -  lançado em novembro de 2004, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Portal de Periódicos do IF Goiano - Projeto desenvolvido entre as Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI). O Portal possui como missão a democratização e livre acesso à produção científica dos pesquisadores do IF Goiano.

ProQuest - Ferramenta de pesquisa interdisciplinar, que reúne importantes bases de dados e oferece diversos recursos de pesquisas acadêmicas.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Contém livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos livres para o download gratuito.

Biblioteca Digital Paulo Freire - Voltada principalmente para a área de filosofia e pedagogia, a Biblioteca Digital Paulo Freire disponibiliza para download gratuito as obras do pedagogo e filósofo Paulo Freire.

Biblioteca Nacional Digital Brasil - Com mais de 700 mil arquivos, a Biblioteca Nacional Digital Brasil possui artigos, trabalhos acadêmicos, livros, obras de arte, gravuras, fotografias e outros documentos para download grátis.

Biblioteca Mundial Digital - Com objetivo de reunir documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo, a Biblioteca Mundial Digital disponibiliza gratuitamente fotos e arquivos para consulta.

Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal - Para os estudantes e profissionais da área de Direito, a Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal é uma ótima fonte de pesquisa em documentos, livros, artigos e outros arquivos de interesse.

Biblioteca Digital da Unicamp - A Biblioteca Digital da Unicamp possui em seu acervo dissertações, teses, pesquisas em andamento, revistas eletrônicas, etc., todos feitos pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição.

Biblioteca Digital da UNESP - Possui grande acervo de obras de arte, gravuras e desenhos, além de trabalhos acadêmicos.

Biblioteca Digital do Museu Nacional - Disponibiliza o acervo de obras raras nas áreas de ciências naturais e antropologia.

Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ - Para estudiosos ou interessados na área de música. O acervo conta com obras raras dos séculos XVI a XVIII, além de partituras, manuscritos e periódicos para download gratuito.

Project Gutenberg - O Project Gutenberg reúne livros e documentos que estejam no domínio público de todo o mundo. Lá, é possível encontrar as obras originais de grandes nomes da literatura mundial.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT - O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.