A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Apoio e modelos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 16h29 | Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 10h30 | Acessos: 2867

TRABALHOS ACADÊMICOS

 

MANUAIS

TÍTULO

DESCRIÇÃO

GUIA DE NORMALIZAÇÃO DE

TRABALHOS ACADÊMICOS DA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

 

 

 

 

Versão Online

Ótimo livro e manual da Universidade Federal do Ceará explicando todos os detalhes de como confeccionar trabalhos acadêmicos de qualquer espécie.

O manual segue e explica com sucesso todas as regras da ABNT referentes e por isso é uma grande referência de utilização.

Apenas deve-se ficar atento às adaptações necessárias, tais como nome da instituição, cursos, disciplinas e sistemas.

TRABALHOS ACADÊMICOS NA UNISUL: APRESENTAÇÃO GRÁFICA

O manual de trabalhos acadêmicos da Unisul também é um ótimo farol para guiar quanto à formatação e normalização. Usem e abusem!

 

MODELOS

TÍTULO

DESCRIÇÃO

Modelo Trabalho Simples Word

Modelo Trabalho Simples Libreoffice

Modelo Trabalho Completo Word

Modelo Trabalho Completo Libreoffice

Modelo Projeto de Pesquisa Word

Modelo Projeto de Pesquisa Libreoffice

Modelo Artigo Científoco Word

Modelo Artigo Científico Libreoffice

Modelo Relatório Estágio Word

Modelo Relatório de Estágio Libreoffice

Modelo Plano de Negócio Word

Modelo Plano de Negócio Libreoffice

Modelo Apresentação 2018 Google

Modelo Apresentação 2018 Powerpoint

Modelo fornecido para a confecção de trabalhos acadêmicos em geral. É importante se ater às modificações necessárias dependendo da natureza específica de cada tipo de trabalho acadêmico, e.g., monografias, artigos, relatórios, etc.

 

NORMAS DA ABNT

As Normas Brasileiras (NBR) da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT) são de extrema importância para a correta padronização de todos os trabalhos acadêmicos desenvolvidos no país.

A seguir encontram-se as principais normas para a correta confecção dos trabalhos acadêmicos em ordem de importância:

Nº DA NBR

TÍTULO

DESCRIÇÃO

14724 (2011)

Trabalhos acadêmicos

Define as diretrizes gerais para a confecção e apresentação de trabalhos acadêmicos, e.g., monografias, dissertações, teses e trabalhos genéricos. Apenas artigos científicos e relatórios técnicos/científicos não a seguem (que as NBR’s a seguir abarcam).

É o mais importante das NBR’s para trabalhos acadêmicos, pois remete a todas as outras pertinentes ao assunto.

6022 (2018)

Artigo Científico

“Esta Norma estabelece um sistema para a apresentação dos elementos que constituem o artigo em publicação periódica científica impressa.”

10719 (2011)

Relatório técnico e/ou

científico

“Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração e a apresentação de relatório técnico e/ou científico. ”

6023 (2018)

Referências

“Esta Norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências, fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.”

É a que mais gera dúvida até nos mais experientes. Deve ser consultada sempre.

10520 (2002)

Citações em documentos

“Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.”

Ao lado da NBR anterior, esta Norma fecha o sistema de citação-referência que todo trabalho de cunho científico deve possuir.

6027 (2012)

Sumário

“Esta Norma estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes.

Esta Norma se aplica, no que couber, a documentos eletrônicos.”

6024 (2012)

Numeração progressiva das seções de um documento

“Esta Norma especifica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.”

6028

Resumo

“Esta Norma estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos.”

 

DOCUMENTOS DE APOIO

TÍTULO

DESCRIÇÃO

Como fazer referências

Universidade Federal de Santa Catarina

Fornece explicações e inúmeros exemplos abarcando cada tipo de referência que a NBR 6023 traz. Se há dúvida sobre referências, esse é o documento.

 

Sobre o Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano)

O Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiano (RIIF Goiano) participa do movimento mundial de acesso aberto à produção técnico-científica permitindo a busca e a recuperação da informação tanto nacional quanto internacional por meio de plataformas integradas de pesquisas acadêmicas.
A gestão do RIIF Goiano é de responsabilidade do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen). O projeto do repositório institucional é uma parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) do IF Goiano.


Acesse o RIIF Goiano clicando aqui


MISSÃO
O RIIF Goiano tem como missão promover a instituição em âmbito nacional e internacional, por meio do acesso aberto, da disseminação, da preservação, da valorização e do reconhecimento de sua produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa, bem como prover à sociedade o acesso ao conhecimento resultante das ações realizadas pelo IF Goiano.

OBJETIVOS
O Repositório Institucional do IF Goiano possui os seguintes objetivos:
I. organizar e disponibilizar a produção técnico-científica do IF Goiano como resultado de estudos e pesquisas, segundo padrões internacionais de acesso aberto (open access) para compartilhamento de informações em rede;
II. aumentar a visibilidade e o acesso à pesquisa técnico-científica do IF Goiano, em acesso aberto, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação;
III. contribuir para o acesso livre às informações produzidas no âmbito do Instituto e voltadas, prioritariamente, às atividades de ensino, pesquisa e extensão;

IV. facilitar a gestão da informação disponível em meio digital reunindo em um único local a produção técnico-científica do Instituto;
V. contribuir para o aumento do prestígio da instituição e do pesquisador;
VI. oferecer insumo para avaliação e monitoramento da produção científica;
VII. preservar os documentos produzidos nas pesquisas e considerados relevantes à Administração Pública Federal e ao IF Goiano;e
VIII. contribuir para o avanço da tecnologia relacionada às bibliotecas digitais.

PARA O DEPÓSITO NO RIIF Goiano:
I. os documentos devem ser de autoria dos servidores (docentes e técnico-administrativos) e discentes do IF Goiano;
II. serão aceitos os formatos digitais de arquivos de textos, som e imagem, disponibilizados no software Dspace;
III. os documentos deverão estar completos e na sua versão final, prontos para serem disponibilizados, com a autorização do autor e de acordo com os critérios estabelecidos no Regulamento do RIIF Goiano;
Para ser incluído no RIIF Goiano, o documento não poderá violar direitos autorais e atender aos seguintes critérios gerais:
I - possuir entre seus criadores ao menos uma pessoa vinculada ao IF Goiano;
II - estar em formato digital;
III ser resultado de atividade científica, acadêmica, artística, técnica ou administrativa realizada nas dependências da Instituição ou em seu nome;
IV - estar completo, pronto para publicação ou já ter sido publicado e com a cessão de direitos autorais, quando for ocaso;
V - estar categorizado como:
a) artigo publicado em periódico científico, em sua versão publicada ou aceita para a publicação;
b) trabalho completo ou resumo publicado em anais de congresso, conferência, encontro, simpósio ou qualquer outra reunião de natureza técnico-científica;
c) livro ou capítulo delivro;
d) tese de doutorado, tese de livre-docência, dissertação de mestrado ou trabalho de conclusão de curso de graduação ou de especialização;
e) Demais itens: notação musical;imagem;material cartográfico;gravação de som ou gravação de vídeo;software;patente; e produtos educacionais.
Os produtos educacionais serão avaliados por uma banca de docentes ou pelo Comitê Científico de Validação de Produtos Educacionais. A ata de aprovação deverá ser anexada ao produto, para que esse possa ser depositado no RIIF Goiano.

Somente serão disponibilizadas as obras:
I - mediante defesa e/ou aprovação determinada por banca examinadora específica dos cursos de graduação, conforme declaração entregue junto com a obra, no caso de trabalhos de conclusão de curso;ou
II - com defesa e aprovação em programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES/MEC;
III - com concordância dos autores no preenchimento e na assinatura do Termo Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), no qual o autor afirma estar ciente da publicação da obra de sua autoria no RIIF Goiano, gratuitamente e por tempo indeterminado,que deve ser entregue conforme expresso no Regulamento;e
IV - estar de acordo com as Normas Brasileiras (NBR’s) de trabalhos acadêmicos, de referências bibliográficas, tais como as elencadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT).
O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, contendo a assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e deve estar escaneado. Se porventura o Termo não estiver inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.

Como solicitar a ficha catalográfica - para solicitar a ficha catalográfica, é necessário as seguintes informações: 

  • Título do TCC; 
  • Nome do autor do TCC ; 
  • Nome do orientador com a titulação (especialista, mestre ou doutor); 
  • Número de folhas (ex. 75 fls.); 
  • Palavras – chave (no máximo cinco palavras-chave); 
  • Nome do curso; 
  • Ano do término do curso.

Obs.: O Sibi oferece o serviço de Ficha catalográfica online, clique aqui para acessar.

 

Clique e acesse o tutorial para fazer a ficha catalográfica eletronicamente

 

 

Fim do conteúdo da página