A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
ACOF 2022

Agro Centro-Oeste Familiar 2022

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 11h27 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 11h06 | Acessos: 1202

Links relacionados:

O evento será realizado no Campus Ceres entre os dias 18 e 21 de maio, com o tema Diversidade, Sustentabilidade e Inovação.

 

Com o tema "Diversidade, Sustentabilidade e Inovação", o IF Goiano realiza a 19ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar. O evento será promovido entre os dias 18 a 21 de maio, no Campus Ceres. A programação contará com uma feira-livre de produtos da agricultura familiar, artesanato e praça de alimentação, além de palestas, minicursos, oficinas, dias de campo, estações tecnológicas, atividades artísticas, entre outros. Todas as atividades são gratuitas e a realização é uma ação conjunta com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e entidades parceiras, como a Emater, Embrapa, Fetaeg.

A Agro Centro-Oeste Familiar tem se consolidado como um espaço em que os agricultores familiares, além de apresentarem sua produção para a sociedade, discutem as iniciativas públicas para o desenvolvimento rural e se tornam importante elo em sua construção. A feira é um espaço de exposição e diálogo que almeja ser cada vez mais pautada pelos próprios agricultores. Para isso o evento tem buscado, desde o início de sua preparação, envolver na organização as cooperativas e segmentos organizados pela agricultura familiar.

A partir de ações e temas priorizados pelos agricultores, a feira também incorpora outros autores-chave para o campo como órgãos de governo, empresas, gestores públicos e sociedade civil organizada, envolvidos na organização do evento e buscando aportar suas contribuições para os aspectos centrais pautados.

Histórico - A Agro Centro-Oeste era realizada anualmente em Goiânia desde o ano 2000, em área da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG. Além de promover a realização da feira e ceder o espaço para o evento, a universidade promoveu a mobilização dos expositores incluindo cooperativas de agricultores familiares e empresas de tecnologias e ajuda na preparação dos temas-chave a serem debatidos nos seminários. A partir de 2005, o enfoque da ACOF se voltou para a agricultura familiar, por tratar-se de um segmento que apresenta significativa necessidade de apoio, atuando como uma oportunidade de afirmação e de exposição de seus produtos, além do espaço de negociação de políticas públicas nos seminários.

A 12ª Edição da Feira, em 2014, foi sediada pela primeira vez no interior do Estado de Goiás, pelo Instituto Federal Goiano, na cidade de Morrinhos-GO, mantendo o acesso a informações e tecnologias agropecuárias e com incentivo ao aumento na qualidade, produtividade e valor agregado aos produtos gerados por agricultores familiares.

Em 2015 (13ª edição) voltou a ser realizada nas dependências da UFG, em Goiânia/GO, onde atingiu recorde de público visitante e maior número de produtos comercializados. Nesta edição foi construída também a carta à sociedade da Feira da Agro Centro Oeste Familiar, onde se indicou os caminhos e desafios aos órgãos governamentais e a sociedade civil.

Já a 14ª feira, em 2016, voltou a ser sediada pelo Instituto Federal Goiano, mas agora no Campus de Urutaí/GO, com o tema central em Agroecologia, sendo um evento construído em parceira por grupos e núcleos voltados para o assunto.

Na 15ª edição, em 2017, foi realizada no Centro de Eventos da UFG. O tema da edição  relacionou-se à inovação na produção por meio de sistemas e tecnologias voltados à produção familiar. O evento foi considerado um sucesso e teve público recorde.

A 16ª ACOF foi organizada pela Universidade Estadual de Goiás na cidade de São Luís de Montes Belos, entre 09 a 11 de maio de 2018. A primeira edição sob a responsabilidade da UEG contou com uma inovação: a feira livre sendo realizada no período noturno, no Parque Bela Vista (Espelho D’água), objetivando maior visibilidade e melhor comercialização dos produtos. O tema deste ano foi: “Agricultura Familiar: oportunidades e desafios na produção de alimentos saudáveis”

 

CLIQUE E ACESSE A PÁGINA DO SEMINÁRIO CIENTÍFICO

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página