Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

3° Elped e 4º Encontro de Licenciaturas e do Pibid do Sudoeste Goiano (Elicpibid)

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 15 de Mai de 2018, 14h56 | Última atualização em Quarta, 13 de Junho de 2018, 15h48 | Acessos: 7026

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus de Rio Verde realiza o 4º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano, o 4º Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (ELICPIBID) do Sudoeste Goiano e o 3º Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação do IF Goiano (ELPED). Os eventos serão realizados nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2018. As inscrições para participantes estão abertas no período e vão até 31 de maio de 2018. Interessados em submeter trabalhos devem fazê-lo até 2 de abril de 2018 (inscrições prorrogadas). Serão aceitos Comunicação Científica, Relato de Experiência e Pôster.

Os três Encontros se uniram visando o fortalecimento das ações e otimização de recursos, em face da atual crise econômica do país. Ancorados sob o tema EDUCAÇÃO EM TRÂNSITO: DIÁLOGOS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE, têm como objetivo promover o debate e a reflexão sobre algumas das políticas educacionais, a formação e trabalho docente, tencionando o atual cenário nacional com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade do processo de formação de professores e de ensino-aprendizagem na educação básica, especialmente da rede pública, na região do sudoeste goiano. Têm abrangência regional e nacional, contemplando alunos de cursos de Licenciaturas, profissionais do magistério da educação básica e superior, das várias modalidades de ensino, contando com a participação de teóricos do Brasil e de Portugal.

Estes eventos são organizados por oito instituições:
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, com a participação dos seus doze campi ( Rio Verde que sedia o evento, Morrinhos, Urutai, Iporá, Ceres, Trindade, Campos Belos, Posse, Hidrolândia, Ipameri, Cristalina e Catalão);
2. Universidade Estadual de Goiás – Campus Quirinópolis e Santa Helena;
3. Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí;
4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí;
5. Universidade de Rio Verde;
6. Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues;
7. Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde;
8. Subsecretaria do Estado de Goiás.


HISTÓRICO DOS EVENTOS


ELPED


Tendo em vista a realização de uma ação institucional com o objetivo de oportunizar um encontro entre professores atuantes em diversas modalidades de ensino, profissionais pesquisadores no campo da Educação em diferentes espaços educacionais e estudantes dos cursos de licenciaturas, a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Goiano promoveu o I Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação – I ELPED nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2014 no Campus Morrinhos com o tema “Identidade Docente: Formação e Profissionalização”. Esse evento teve como finalidade promover um debate de caráter teórico-prático relacionado à formação docente e à constituição da identidade do professor, com ênfase na articulação entre o trabalho formativo e os desafios encontrados no cotidiano escolar a fim de contribuir para elevar a qualidade da formação docente.

O II ELPED, foi realizado nos dias 31 de março e 01 de abril de 2016 no Campus Urutaí com o tema “Práticas pedagógicas e currículo: abordagens para o ensino das Ciências”. Com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais da educação, reflexivos sobre sua prática, o tema escolhido buscou suscitar o debate sobre as práticas pedagógicas e o currículo, contextualizados diante dos desafios do ensino das diversas Ciências, uma vez que esses temas estão em constante processo de desconstrução e reconstrução de acordo com o contexto histórico, onde os projetos e experiências adquirem relevância na reflexão e na discussão dos processos educacionais do Instituto.


ELICPIBID


A primeira edição do ELICPIBID foi sediada pela Universidade de Rio Verde, localizada no município de Rio Verde (GO), no período de 27 a 29 de setembro de 2012, e contou com seis instituições promotoras (Universidade de Rio Verde, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde, Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí, Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde). Cerca de 1200 pessoas participaram das conferências, mesas-redondas e minicursos. Dos mais de 100 trabalhos submetidos, 77 foram aprovados e apresentados no evento.

A segunda edição foi sediada pela Universidade Federal de Goiás – Regional de Jataí, no primeiro semestre de 2015. Em face dos resultados positivos da primeira edição, nesta versão o evento contou com oito instituições promotoras (Universidade Federal de Goiás – Regional de Jataí, Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde, Universidade de Rio Verde, Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues, Universidade do estado de Goiás – Campus de Quirinópolis, Secretária Municipal de Jataí, Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde). Cerca de 800 pessoas participaram das conferências, mesas-redondas e minicursos. Foram aprovados e apresentados 165 trabalhos científicos, sendo 86 comunicações orais e 79 pôsteres.

A terceira edição foi sediada pela Universidade Estadual de Goiás – Campus de Quirinópolis, em junho de 2016. Nesta edição, o evento contou também com as oito instituições organizadoras, tendo mais de 800 inscritos e foram aprovadas 69 comunicações orais e 65 pôsteres.

Esta quarta edição será sediada pelo Instituto Federal Goiano – Campus de Rio Verde, no período de 07 a 09 de junho de 2018. O evento contará com o apoio das oito instituições participantes desde a sua segunda edição. Em face dos resultados positivos das versões anteriores, para esta etapa a previsão é de 1200 participantes.
Missão do evento: Promover o debate e a reflexão sobre algumas das políticas educacionais, a formação e trabalho docente, tencionando o atual cenário nacional.

Objetivos:
Objetivo Geral: Contribuir com a melhoria da qualidade do processo de formação de professores e de ensino-aprendizagem na educação básica, especialmente da rede pública, na região do sudoeste goiano.
Objetivos específicos:
a) Promover uma reflexão sobre a importância e necessidade do diálogo entre a formação inicial e o trabalho docente;
b) Debater temas vinculados às atuais políticas educacionais;
c) Debater questões pertinentes à formação e trabalho docente: uso de tecnologias no processo ensino-aprendizagem, práticas de investigação, profissionalização do professor, identidade docente;
d) Debater temas ligados ao Pibid: contribuições do programa para a formação de professores de escola básica, o papel do professor, supervisor como coformador dos bolsistas de iniciação à docência, impactos do Pibid nos cursos de licenciaturas;
e) Oportunizar espaço para compartilhamento de resultados de pesquisa e/ou relatos de experiência.

 

Clique e acesse a página dos eventos para fazer sua inscrição

Clique e acesse o Formulário de Avaliação do Evento

registrado em:
Fim do conteúdo da página