Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Projeto de sistemas integrados tem seu primeiro encontro

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2019, 19h39 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 18h35 | Acessos: 1402

Programação sobre sistemas integrados de produção agropecuária aconteceu nesta quarta-feira na feira Agrotecnoeste em Iporá e contou com palestras e discussões entre pesquisadores, produtores e profissionais.

Pesquisadores do IF Goiano apresentam resultados do projeto (Tiago do Prado Paim, Darliane de Castro Santos, Emerson Trogello e Estenio Moreira Alves)
imagem sem descrição.

Aconteceu nesta quarta-feira, 8, o 1º Encontro InovaSipa, do projeto institucional de sistemas integrados de produção agropecuária. O evento integra a programação da Agrotecnoeste, feira que ocorre no Campus Iporá entre os dias 7 e 10 de maio.

Um dos destaques do Encontro foi a participação de Mateus Arantes, empresário da Fazenda São Mateus em Três Lagoas (MS), onde foi desenvolvido um sistema para recuperação de pastagens degradadas com a produção de soja em solos arenosos. A fazenda também é conhecida por utilizar esse sistema na produção de carne a pasto com alto grau de gordura entremeada e uso de ultrassonografia de carcaça para selecionar produtos para o mercado de carnes nobres.

Durante sua palestra e discussão com o público, Mateus comentou que a integração produtiva é complexa e demanda recursos, porque intensifica todas as atividades da propriedade rural. Por isso, disse ele, “para começar um sistema tem que buscar conhecimento, experiência de outros produtores e assistência técnica”. Além disso, ele sugeriu que um sistema deve ser testado primeiramente em pequena escala: “se errar, vai errar pouco e o produtor consegue ajustar a tecnologia; quando acertar, pode multiplicar em uma área maior”, explicou.

Produtores e profissionais na plateia questionaram Mateus sobre assuntos como compactação de solo, semeio de pastagem, competição econômica da pecuária com a soja, uso do milho em locais com pouca chuva, alternativas de cultura agrícola, consórcio com leguminosas, sistemas de recria terceirizada, entre outros assuntos. Em breve, o IF Goiano vai disponibilizar essa discussão transcrita.

Pesquisa

Pesquisadores de outras instituições também participaram do Encontro. O pesquisador André Soares Brugnara, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tratou do manejo de pastagem em sistemas integrados e sua relação com a adubação.

Já o pesquisador Marco Aurélio Carbone Carneiro, da Universidade Federal de Lavras, abordou a importância da avaliação microbiológica do solo em sistemas integrados. Segundo ele, existem novos tipos de análise que são capazes de identificar se o sistema está em um caminho sustentável ou não.

O empresário Fernando também participou da programação, mostrando pesquisas que tratam da qualidade da água fornecida a animais e relatou experiências com bebedouros na pecuária.

Projeto InovaSipa

Ao final da programação, pesquisadores do projeto InovaSipa apresentaram resultados das Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (Uepe) da instituição que são coordenadas pelos campi Iporá, Morrinhos e pelo Polo de Inovação.

O estudante Marcelo de Souza, da propriedade Boa Esperança em Iporá, onde está localizada outra Uepe, conversou sobre os desafios da implantação do sistema na região, em que predomina a pecuária extensiva em pequenas propriedades. “Na nossa propriedade, que é pequena, precisamos terceirizar os serviços de mecanização para agricultura e os prestadores de serviço raramente compreendem as demandas específicas para um sistema integrado”, comentou.

Ainda assim, Marcelo aponta que o sistema integrado de lavoura e pecuária adotado representa mais segurança para a família: “Temos agora produtos diversificados para atingir diferentes mercados, e conseguimos produzir o ano todo, tanto no período de chuvas quanto na seca, usando silagem”, conclui.

O gerente da Fazenda Encanto em Montes Claros de Goiás, Gerul Rosa da Costa, onde fica uma das Uepes, assistiu às palestras ao longo do dia. Ele contou que a propriedade que gerencia tinha somente pecuária, mas que a cada quatro anos a pastagem estava degradada e as reservas financeiras desse período acabavam sendo gastas para fazer a recuperação. “Foi aí que na safra 2016/2017 decidimos por um sistema de agricultura e pecuária integrados em 60 hectares. Hoje já estamos com 440 hectares nesse sistema”, contou Gerul.

Na safra 2017/2018, o IF Goiano firmou parceria com a Fazenda Encanto para acompanhar e fazer experimentos. Para Gerul, a instituição tem colaborado com informações e conhecimentos para o sistema, produz dados diferentes sobre o que vem sendo feito e oferece assistência na implantação de novas ideias.

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação
Texto e foto: Karen Terossi

Fim do conteúdo da página