TecnoIF é apresentado pelo governo estadual

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 18h34 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 15h38 | Acessos: 854

Governo de Goiás lança Programa de Desenvolvimento Regional por meio de parques tecnológicos, incluindo o TecnoIF. Parque do IF Goiano foi apresentado em evento nesta segunda, 24.

Diretor do Polo de Inovação apresentou TecnoIF no lançamento do programa
imagem sem descrição.

Aconteceu nesta segunda-feira, 24, o evento de lançamento  do Programa de Desenvolvimento Regional por Intermédio dos Parques Tecnológicos, elaborado pelo governo do estado de Goiás em parceria com cinco parques, entre eles o TecnoIF do IF Goiano em Rio Verde. O evento aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, e contou com a presença do governador do estado, Ronaldo Caiado, legisladores como Vanderlan Cardoso, que é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) no Senado, e reitores de Goiás, incluindo do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi), o programa tem como objetivo fomentar a pesquisa aplicada por meio de parcerias entre o poder público, instituições de ensino e empresas. Segundo o titular da Sedi, Adriano Rocha Lima, o governo estadual tem programas específicos para apoiar empreendedores e empresas de base tecnológica, cuja instalação é esperada dentro de parques tecnológicos: "O parque tecnológico é a forma que temos de criar uma ponte entre o conhecimento do que é produzido na universidade e o setor produtivo, que está esperando produtos novos e ideias para se diferenciar no mercado e alavancar a economia", explicou o secretário.

“O parque tecnológico é a forma que temos de criar uma ponte entre o conhecimento do que é produzido na universidade e o setor produtivo, que está esperando produtos novos e ideias para se diferenciar no mercado e alavancar a economia”, explicou Adriano, ao complementar que essa troca de experiências vai gerar novos empregos e aumentar a arrecadação do Estado.

Durante o evento, o diretor-geral do Polo de Inovação, Alaerson Maia Geraldine, apresentou o TecnoIF, parque científico-tecnológico do IF Goiano. Em sua apresentação, o diretor comentou que os ganhos socioeconômicos da vocação agrícola de Goiás podem ser potencializados pelo desenvolvimento e validação locais de tecnologias para o setor. "Podemos pensar o estado como um grande laboratório de PD&I a céu aberto, para desenvolver tecnologias que possuem alto valor agregado, ao contrário das commodities que exportamos", explicou ele.

O TecnoIF está localizado na GO-174, na área inicialmente destinada ao Polo de Inovação, unidade que está responsável pela estruturação do Parque Científico-Tecnológico do IF Goiano, em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Também fazem parte dessa primeira etapa do programa do governo estadual parques em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Cidade Ocidental.

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação com informações da Secom do Governo de Goiás