Conexão Talentos

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 18h30 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 13h13 | Acessos: 419
O Polo de Inovação reuniu os estudantes engajados nos atuais projetos de inovação em parceria com empresas, conduzidos por meio do convênio da Embrapii com o IF Goiano, no evento "Conexão Talentos". O encontro aconteceu na sexta-feira, 21 de outubro, em Rio Verde.
imagem sem descrição.

Os estudantes assistiram a três apresentações. Uma delas trouxe noções iniciais sobre inovação tecnológica e sobre tendências na área de atuação do Polo. Também foram apresentados o modelo Embrapii e os projetos do portfólio do IF Goiano, para reforçar a importância dos alunos na missão do Polo de Inovação.  "O evento nos surpreendeu porque mostrou que estamos, por meio da pesquisa, ajudando a criar um mundo mais sustentável", comentou o estudante Douglas Barros, do curso técnico em Agropecuária e que atua no desenvolvimento de um composto para agricultura produzido a partir de resíduos da agroindústria.

Em outra apresentação foram discutidas as habilidades e competências desejáveis para atuar profissionalmente no novo mundo do trabalho, especialmente em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O estudante Douglas comentou que a experiência do projeto têm desenvolvido não só competências técnicas. "Eu começo a enxergar nas entrelinhas a importância do trabalho em equipe, de escutar mais, ter visão crítica e buscar mais autonomia", comentou ele.

Posteriormente, os participantes participaram de uma dinâmica de grupo em que buscavam, em conjunto, soluções para problemas que surgem no cotidiano. "A ideia era ter feedbacks dos estudantes e, principalmente, integrá-los e valorizar sua atuação nos projetos", explicou a professora Renata Pereira Marques, que coordena o Programa de Formação do Polo de Inovação.

Atualmente os projetos contam com estudantes dos campi Rio Verde e Urutaí e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Interessados em participar de novos projetos, tanto pesquisadores quanto estudantes, podem se candidatar por meio do Banco de Talentos do Polo de Inovação.