IF Goiano atinge metas com Embrapii

Publicado: Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 12h18 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 13h04 | Acessos: 405

O Polo de Inovação atingiu as metas pactuadas com a Embrapii, referentes ao triênio 2021 a 2023. Além da captação de recursos privados, os resultados incluem número de projetos, estudantes envolvidos e depósito de propriedade intelectual.

No período de 2021 a 2022, foram captados sete novos projetos sob demanda de empresas, que somam R$ 4,1 milhões. Este valor se refere a recursos financeiros das empresas e da Embrapii, e recursos não-financeiros do IF Goiano, compostos por uso de infraestrutura e recursos humanos.

De acordo com o diretor-geral do Polo de Inovação, Gustavo Castoldi, este resultado demonstra o compromisso do IF Goiano com a inovação tecnológica. "A inovação tecnológica é um dos caminhos para que o conhecimento produzido na instituição cause impactos positivos no mundo em que ela existe". Ainda segundo Castoldi, a dinâmica do convênio tem mudado a forma como professores e estudantes se relacionam com a ciência e com o mundo do trabalho. "Atingir esses resultados é um marco, sobretudo pela transformação que representa, tanto internamente à instituição quanto na sua relação com outras organizações", comentou.

As empresas parceiras nos projetos são de diversos portes e perfis, e incluem desde startups goianas a empresa multinacional, todas com atuação na área de Tecnologias Agroindustriais, que é a área autorizada ao IF Goiano para fechar projetos junto à Embrapii.

Uma nova repactuação com o IF Goiano está sendo analisada pela Embrapii, a fim de continuar o triênio com recursos disponíveis para novas oportunidades de projetos.

Recredenciamento

O IF Goiano se credenciou à Embrapii em dezembro de 2017 e obteve o recredenciamento em dezembro de 2020, quando a unidade passou do status de "em estruturação" para "em consolidação", com regras mais exigentes quanto à participação financeira das empresas nos projetos. Desde o início do convênio, foram contratados 17 projetos que totalizam R$10,6 milhões e 63 estudantes no Programa de Formação de Recursos Humanos do Polo de Inovação, número que deve aumentar conforme avança o cronograma dos projetos em andamento.

Ao longo destes cinco anos, o Polo de Inovação teve sua estrutura e procedimentos reformulados, o que, em parte, se deve às contribuições dos manuais e assessores da Embrapii. "Nós testamos, adaptamos e avaliamos estruturas e processos organizacionais até chegar ao que temos hoje, mas a aprendizagem organizacional junto à Embrapii e a resiliência das equipes continuam sendo os principais ingredientes para conquistar resultados", conclui Castoldi.

Assessoria de Comunicação do Polo de Inovação
Texto: Karen Terossi