Polo promove curso sobre uso de drones

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 17h38 | Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2017, 18h34 | Acessos: 2025

Curso de extensão aborda tecnologias que ganham cada vez mais espaço na agricultura.

imagem sem descrição.

Começou nesta semana o curso de “Obtenção e processamento de imagens aéreas”, por meio do uso de drones e dos softwares QGIS e Pix4D. O curso de extensão está sendo oferecido por pesquisadores da Rede Arco Norte/ Polo de Inovação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Participam alunos dos cursos de pós-graduação em Ciências Agrárias e de graduação em Agronomia e Engenharia Ambiental. O curso vai até o próximo dia 27.

De acordo com os pesquisadores responsáveis, as imagens obtidas por meio de drones podem ser úteis para entender e solucionar diversos problemas nas atividades agropecuárias, como deficiências de nitrogênio na lavoura, por exemplo.

O professor Alaerson Maia Geraldine, um dos responsáveis pelo curso, tem utilizado drones em suas pesquisas, buscando desenvolver métodos para detectar fungos e nematoides na lavoura por meio de imagens aéreas.

Segundo Gustavo Castoldi, professor que também coordena o curso, “o uso de drones pela agricultura é um mercado muito promissor e, por isso, o curso tem como objetivo estimular o uso dessas tecnologias pelos alunos da instituição”, explicou.

Assessoria de Comunicação (IF Goiano - Polo de Inovação)