Agro Centro 2019

Compras pelo PAA é destaque na programação

Publicado: Quinta, 30 de Mai de 2019, 18h03 | Última atualização em Sexta, 31 de Mai de 2019, 17h25 | Acessos: 795

Mesa-redonda promovida pelo IF Goiano contou com a presença do Ministério da Cidadania e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para falar sobre compras de alimentos da agricultura familiar para abastecimento das instituições federais de educação, o Instituto Federal Goiano promoveu mesa-redonda com representantes do Ministério da Cidadania e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O evento foi realizado na quinta-feira, 30, dentro da programação da feira Agro Centro-Oeste 2019.

As discussões contaram também com a participação do pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Rosa Nunes, do representante do setor de compras da UFG, Celso Lucas Fernandes, e da nutricionista do IF Goiano, Daniela Custódio, que coordenou a mesa. Estiveram presentes agricultores, representantes do exército, cooperativas, associações, responsáveis por compras dos campi do IF Goiano, gestores do Instituto e da UFG nutricionistas da UFG, Ceres e Rio Verde.

O debate foi pautado no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compras Institucionais. Na avaliação da coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério da Cidadania, Hétel dos Santos, o momento foi oportuno para que representantes da agricultura familiar, instituições públicas e governo entendessem a realidade e demandas de cada um dentro do processo de compras, além de possibilitar a troca de informações entre eles.

O objetivo, segundo a coordenadora, foi proporcionar uma capacitação sobre toda a logística de compras dentro do PAA. Como encaminhamento do debate, IF Goiano e UFG propuseram a oferta de cursos de capacitação técnica para os agricultores familiares. Além disso, as instituições de ensino, juntamente com a Conab e Exército promoverão rodadas de discussões para elaboração dos próximos editais de compras, com a intenção de conhecer e avaliar os melhores produtos a serem colocados para aquisição.

A mesa-redonda abriu as atividades do IF Goiano na feira Agro-Centro Oeste 2019, que será realizada até sábado, 1, no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufaiçal, no campus Samambaia, da UFG.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: