Programa de Certificação de Saberes (Certific)

Publicado: Sexta, 15 de Mai de 2020, 11h02 | Última atualização em Sexta, 15 de Mai de 2020, 11h02 | Acessos: 2621

A Rede Certific é uma política pública de Educação Profissional e Tecnológica voltada para o atendimento de trabalhadores jovens e adultos que buscam o reconhecimento formal de saberes, conhecimentos e competências desenvolvidos em processos formais e não formais de aprendizagem e na trajetória de vida e trabalho, por meio de processos de certificação profissional (Portaria Interministerial 1.082, de 20 de novembro de 2009, e Portaria Interministerial MEC/MTE 5, de 25 de abril de 2014)

No Instituto Federal Goiano, essa política está regulamentada pela Resolução 066/2017, emitida pelo Conselho Superior em 01 de dezembro de 2017. O projeto piloto de reconhecimento e certificação de saberes foi desenvolvido no Campus Ceres, de março a outubro de 2018, desenvolvido com produtores de queijo minas frescal. Foram certificados 15 produtores rurais de Ceres e região que passam a ter uma formação inicial, FIC-produtor de queijo, tipo minas frescal.

Em 2019, o Campus continuou a desenvolver o Certific ofertando o processo de reconhecimento e certificação de saberes dos produtores rurais, na área de produtos derivados do leite.

Vale destacar a parceria importante do campus com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres, o que proporcionou a divulgação e o acesso dos produtores rurais ao Certific assim como, a continuidade de outras ofertas destinadas a esse público.

A execução dessa política no IF Goiano demonstra o compromisso da instituição em realizar inclusão social por meio de ações de extensão que promovem efetivo desenvolvimento local e regional, além de cumprir as metas institucionais estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023), na Lei 11.892/2008 de criação dos Institutos Federais e na Lei de Diretrizes da Educação Básica (LDB 9394/1996).

A Comissão Central Permanente de Reconhecimento e Certificação de Saberes Profissionais composta por servidores do ensino, pesquisa e extensão é responsável por acompanhar o desenvolvimento deste projeto no IF Goiano.

As principais metas podem ser encontrados no Regulamento para Certificação e Reconhecimento de Saberes-Rede Certific do IF Goiano disponível em: