Retorno

Instituto planeja retomada das atividades presenciais

Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 09h25 | Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 15h12 | Acessos: 9737

Portaria divulgada na quarta-feira, 22, autoriza e normatiza tal medida. Gestão fará live para esclarecer e tirar dúvidas de servidores na sexta-feira, 24.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) se prepara para retomar, gradualmente, as atividades presenciais a partir do mês de outubro. Portaria 953/2021 (veja abaixo) divulgada na quarta-feira, 22, autoriza e normatiza tal medida.

Para esclarecer todos os servidores detalhes sobre essa decisão, a gestão do IF Goiano fará uma live na sexta-feira, 24, às 8 horas, pelo canal oficial da Instituição no YouTube (link abaixo). O momento também servirá para tirar dúvidas sobre a nova portaria.

A retomada segue, ainda, o Plano de Contingência para Covid-19 e os Protocolos de Retorno às Atividades Presenciais. Cada unidade da Instituição deverá elaborar seu próprio calendário a partir da vigência da portaria, desde que siga esses documentos.

Regras - Para garantir a segurança de todos nesse processo, a realização das atividades administrativas presenciais seguirá diversas regras. Entre elas, a flexibilização de horários - mantida a carga horária diária e semanal prevista em lei - e a ocupação de 30% de servidores em cada ambiente, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada agente.

É a chefia imediata quem vai, em comum acordo com os servidores lotados no setor específico, estabelecer essa relação dos horários semanais de atividades presenciais de cada servidor. Na elaboração do quadro, deverão ser consideradas situações de prioridade.

Algumas delas são: servidores apresentem condições ou fatores de risco; filhos ou responsáveis em idade escolar, nos locais onde houver suspensão ou rodízio de creche ou aulas presenciais; coabitação com idosos, pessoas com deficiência ou integrantes do grupo de risco para Covid-19, além daqueles que utilizam transporte público coletivo para o trabalho.

Aulas - O retorno às atividades acadêmicas está condicionado ao das atividades administrativas presenciais e, para tanto, deve observar vários indicadores de risco de disseminação da Covid-19 na região geográfica de cada campus. Num primeiro momento, a Instituição fica aberta e terá disponível laboratórios de informática, redes de internet e outros ambientes, priorizando estudantes que tenham dificuldade de acesso às atividades não presenciais.

Nessa etapa, os campi precisarão oferecer ações seguras de acolhimento e integração. Cabe ressaltar, ainda, que é o estudante – ou responsável legal, no caso de menores - quem decide se retorna ou não às atividades acadêmicas presenciais, enquanto não houver a retomada integral. A entrada na Instituição, tanto para estudantes quanto para servidores, só será permitida mediante uso de máscara facial.

Segurança - A decisão sobre o retorno presencial das atividades administrativas e acadêmicas do IF Goiano é resultado de um longo período de discussões entre a gestão e o Comitê Operativo de Emergência da Instituição. Entre os critérios estabelecidos para tanto, foram considerados documentos dos poderes Executivos federal e estadual, além de prazos recomendados pelas autoridades epidemiológicas e o calendário de vacinação do estado.

O reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, reforça que o retorno será gradual e um processo de aprendizado. Mas o mais importante, é garantir a segurança de todos. “São muitas as dúvidas, só na prática saberemos o que realmente funciona. Não vai ser perfeito, mas, com certeza, será de muito aprendizado e observância aos protocolos de biossegurança”, garante.

Acesse:

Portaria

Link para a live

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com correção de informações

registrado em: