FORMAÇÃO DOCENTE

Últimos dias para inscrição no V Elped

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2024, 18h39 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 10h49 | Acessos: 349

Evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2024 no Campus Iporá. Inscrições vão até sábado, 20.

Com o tema "Cidadania e tecnologias: perspectivas e desafios para a formação e prática docente", acontecerá o V Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação do IF Goiano (Elped) nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2024. O evento, que será sediado pelo Campus Iporá, tem como objetivo discutir políticas educacionais voltadas à formação docente e práticas pedagógicas, visando contribuir para o aprimoramento e a inovação de métodos didáticos e metodológicos nos processos de ensino e aprendizagem tanto na educação básica quanto na superior, com foco especial nas instituições públicas. A inscrições vão até dia 20 de abril e podem ser feitas no site do evento.

Já são mais de 600 inscritos no Elped até o momento. Para profissionais que queiram lançar suas obras, estão sendo aceitas inscrições de publicações realizadas entre 2021 e 2024, abordando uma variedade de temas, incluindo formação de professores, ensino, práticas pedagógicas, políticas educacionais, estágio, Pibid, Residência Pedagógica e didática. As propostas devem ser enviadas até o dia 19 de abril para o e-mail elped@ifgoiano.edu.br. Os resultados dos trabalhos selecionados serão anunciados em 22 de abril.

O Elped terá palestrantes renomados na área de formação e prática docente. Uma das participações é da professora Dolores Fernández Malanda, da Universidad de Burgos (Espanha). Seu trabalho é voltado para as pesquisas na área da Inclusão, Interculturalidade e Indigenismo e ela vai participar da mesa-redonda: "A cooperação internacional e a formação de professores: desafios e possibilidades". Além dela, outros dezenove palestrantes farão parte da programação (confira no site).

Além das palestras e mesas-redondas a programação prevê minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos científicos e lançamentos de livros, além do prêmio Diamantes da Educação, que vai reconhecer experiências de ensino inovadoras pelo país. O Elped busca promover a formação continuada de professores universitários e do ensino básico, de alunos de graduação e do ensino médio, dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e dos bolsistas da Residência Pedagógica, por meio da participação nas atividades. Simultaneamente ao evento principal, acontecerá o VIII Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano, IX Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid) e o III Seminário Internacional de Professores.

Diretoria de Comunicação Social