ENDP

UFRN mostra experiência com sistema integrado de gestão

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 13h39 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 17h30 | Acessos: 1128

Relato ocorreu na quinta-feira, 14, no Centro de Eventos da UFG - um dos organizadores do evento juntamente com os Institutos Federais Goiano e Goiás.

A experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre o uso de sistemas integrados de gestão foi relatada na manhã de quinta-feira, 14, no 37o Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). O evento ocorre desde terça-feira, 12, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A UFRN é considerada referência no país no desenvolvimento de sistemas de gestão. O Sistema Integrado de Gestão (SIG), lançado em 2001, reúne em uma só plataforma informações acadêmicas, administrativas e de gestão de pessoas da UFRN. Por meio dele, por exemplo, é possível obter dados que vão desde as pesquisas publicadas pelos docentes até a quantidade de café comprada. Além disso, possibilita soluções como sistema eleitoral eletrônico - os servidores podem votar para reitor de casa, utilizando usuário e senha cadastrados no sistema.

Ao todo são 10 mil funcionalidades do SIG, que é acessado por 63 mil usuários, entre docentes, técnicos administrativos, alunos e comunidade externa. Por ano são 500 milhões de operações realizadas. Dada a eficiência do sistema, a UFRN tem firmado acordos de cooperação  com Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e diversas entidades em todo o país para disponibilizar a tecnologia lá desenvolvida.

As informações foram trazidas ao evento pelo diretor de Sistemas da Superintendência de Informática da UFRN, Gibeon Soares de Aquino Júnior, que elegeu integração como a palavra-chave para o bom desempenho de uma ferramenta de gestão. Mas, para ele, mais do que ter sistemas que envolvam as diversas áreas na instituição e que se comuniquem, é necessário disponibilizar as informações das Ifes para a sociedade.

Pensando nisso, mais uma vez a UFRN saiu na frente e criou o Portal de Dados Abertos, em atendimento à Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal - instituída pelo Decreto 8.777, de 11 de maio de 2016. As informações disponibilizadas na plataforma são dados brutos da universidade, que promovem a transparência e, ao mesmo tempo, podem vir a gerar valor para os cidadãos.

Para exemplificar a utilidade dos dados abertos, Gibeon lembrou que 17 aplicações já foram desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UFRN a partir das informações disponibilizadas. Entre elas está um aplicativo para celular de caronas solidárias, acessado exclusivamente por servidores e alunos com vínculo ativo na instituição. Por meio da ferramenta, os participantes podem oferecer ou solicitar caronas que tenham o campus como pontos de partida ou chegada.

Programação - O relato de experiência da UFRN abriu os trabalhos do 37o ENDP na quinta-feira para um auditório lotado de participantes. Após  o debate, três mesas-redondas simultâneas foram realizadas, com os temas Interiorização, Assentamento Funcional Digital e Qualidade de Vida no Trabalho. Houve, também, palestra sobre Transparência e Controle.  No período da tarde as discussões previstas são a respeito de promoção da saúde e reforma da Previdência. Haverá também um Café com Ideias - momento para apresentação de pôsteres inscritos no evento.

O ENDP é o principal evento da área de recursos humanos das Ifes, realizado anualmente e promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), sob a organização e coordenação dos Institutos Federais Goiano (IF Goiano), de Goiás (IFG) e da UFG. O encontro termina na sexta-feira, 15, com mais duas palestras (veja programação completa aqui).

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: