Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
ENDP

UFRN mostra experiência com sistema integrado de gestão

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 13h39 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 17h30 | Acessos: 1128

Relato ocorreu na quinta-feira, 14, no Centro de Eventos da UFG - um dos organizadores do evento juntamente com os Institutos Federais Goiano e Goiás.

A experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre o uso de sistemas integrados de gestão foi relatada na manhã de quinta-feira, 14, no 37o Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). O evento ocorre desde terça-feira, 12, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A UFRN é considerada referência no país no desenvolvimento de sistemas de gestão. O Sistema Integrado de Gestão (SIG), lançado em 2001, reúne em uma só plataforma informações acadêmicas, administrativas e de gestão de pessoas da UFRN. Por meio dele, por exemplo, é possível obter dados que vão desde as pesquisas publicadas pelos docentes até a quantidade de café comprada. Além disso, possibilita soluções como sistema eleitoral eletrônico - os servidores podem votar para reitor de casa, utilizando usuário e senha cadastrados no sistema.

Ao todo são 10 mil funcionalidades do SIG, que é acessado por 63 mil usuários, entre docentes, técnicos administrativos, alunos e comunidade externa. Por ano são 500 milhões de operações realizadas. Dada a eficiência do sistema, a UFRN tem firmado acordos de cooperação  com Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e diversas entidades em todo o país para disponibilizar a tecnologia lá desenvolvida.

As informações foram trazidas ao evento pelo diretor de Sistemas da Superintendência de Informática da UFRN, Gibeon Soares de Aquino Júnior, que elegeu integração como a palavra-chave para o bom desempenho de uma ferramenta de gestão. Mas, para ele, mais do que ter sistemas que envolvam as diversas áreas na instituição e que se comuniquem, é necessário disponibilizar as informações das Ifes para a sociedade.

Pensando nisso, mais uma vez a UFRN saiu na frente e criou o Portal de Dados Abertos, em atendimento à Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal - instituída pelo Decreto 8.777, de 11 de maio de 2016. As informações disponibilizadas na plataforma são dados brutos da universidade, que promovem a transparência e, ao mesmo tempo, podem vir a gerar valor para os cidadãos.

Para exemplificar a utilidade dos dados abertos, Gibeon lembrou que 17 aplicações já foram desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UFRN a partir das informações disponibilizadas. Entre elas está um aplicativo para celular de caronas solidárias, acessado exclusivamente por servidores e alunos com vínculo ativo na instituição. Por meio da ferramenta, os participantes podem oferecer ou solicitar caronas que tenham o campus como pontos de partida ou chegada.

Programação - O relato de experiência da UFRN abriu os trabalhos do 37o ENDP na quinta-feira para um auditório lotado de participantes. Após  o debate, três mesas-redondas simultâneas foram realizadas, com os temas Interiorização, Assentamento Funcional Digital e Qualidade de Vida no Trabalho. Houve, também, palestra sobre Transparência e Controle.  No período da tarde as discussões previstas são a respeito de promoção da saúde e reforma da Previdência. Haverá também um Café com Ideias - momento para apresentação de pôsteres inscritos no evento.

O ENDP é o principal evento da área de recursos humanos das Ifes, realizado anualmente e promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), sob a organização e coordenação dos Institutos Federais Goiano (IF Goiano), de Goiás (IFG) e da UFG. O encontro termina na sexta-feira, 15, com mais duas palestras (veja programação completa aqui).

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página