Pós-graduação

Inscrições abertas para mestrados e doutorados

Publicado: Segunda, 15 de Janeiro de 2018, 10h01 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 11h42 | Acessos: 6299

Interessados devem se inscrever até dois de fevereiro, pela internet. Os cursos oferecidos serão ministrados nos campi Ceres, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí.

Começa na segunda-feira, 15, e vai até dois de fevereiro o prazo de inscrições para os mestrados e doutorados do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - veja link abaixo. Os programas são oferecidos nas modalidades acadêmica ou profissional e serão ministrados nos campi Ceres, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí.

Ao todo são até 49 vagas para mestrados acadêmicos em Agroquímica, Biodiversidade e Conservação, Agronomia e Zootecnia, além de doutorado em Agronomia. Todos esses cursos são oferecidos pelo Campus Rio Verde.

Já para os mestrados profissionais estão disponíveis 106 vagas para os programas em Bioenergia e Grãos, Engenharia Aplicada e Sustentabilidade e Tecnologia em Alimentos – todos também oferecidos pelo Campus Rio Verde – e também em Conservação e Recursos Naturais do Cerrado e Proteção de Plantas, do Campus Urutaí; Irrigação no Cerrado, do Campus Ceres, e Olericultura, no Campus Morrinhos.
As regras e etapas de seleção estão descritas nos editais dos certames. O resultado final está previsto para ser divulgado até o dia 6 de março e o início das aulas deve ocorrer no dia 19 de março.

Rede - Estão abertas também, até 26 de janeiro, as inscrições para o doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade, que é ofertado pela Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, da qual o IF Goiano faz parte. São 55 vagas, sendo oito para o Distrito Federal, 18 para Goiás, dez para Mato Grosso e 19 para Mato Grosso do Sul.

Esse doutorado contempla as seguintes linhas de pesquisa: Ciência, Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Região Centro-Oeste; Bioeconomia e Conservação dos Recursos Naturais; e Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços Biotecnológicos. A divulgação do resultado final está prevista para 15 de fevereiro

Além do doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade, será divulgado, em breve, o edital para o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O mestrado profissional é oferecido simultaneamente por 18 Institutos Federais do País. A bibliografia do Exame Nacional de Acesso de 2018 já está disponível.

Acadêmico/Profissional – Tanto os mestrados e doutorados acadêmicos quanto os mestrados profissionais são modalidades de pós-graduações Stricto sensu, contudo com finalidades diferentes. Enquanto os primeiros visam ao objetivo essencialmente científico, o segundo é voltado à capacitação de profissionais, com vistas a estudar técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mundo do trabalho.

Como as especificidades de ambos são particulares, os cursos de cada modalidade são avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com base em critérios diferenciados. Esses critérios são definidos pelas áreas de avaliação, e realizados por subcomissões específicas.

Geralmente, cursos acadêmicos exigem como produção final uma dissertação. No caso dos mestrados profissionais, além do artigo/dissertação, é esperada uma produção técnica alinhada à área do programa e à linha de pesquisa.

Acesse página do processo seletivo

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: