A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Ouvidoria > Sobre a Ouvidoria
Início do conteúdo da página

Sobre a Ouvidoria

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 14h02 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 16h16 | Acessos: 3821

Ouvidoria

A Ouvidoria Pública é uma unidade administrativa do Instituto Federal Goiano, criada em 2011 e instituída com a finalidade de viabilizar os direitos dos cidadãos de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito do instituto. Nesse sentido, tem como principal papel intermediar as relações entre os cidadãos (especialmente da comunidade acadêmica) e a instituição, promovendo a qualidade da comunicação e a formação de laços de confiança e colaboração mútua.

Desse modo, não é papel da ouvidoria se contrapor ao instituto na defesa do cidadão, mas de garantir ao cidadão ter sua demanda efetivamente considerada e tratada, à luz dos seus direitos constitucionais e legais, fazendo valer a voz do indivíduo perante a instituição.

A Ouvidoria é, portanto, um canal de comunicação e mediação, atuando como órgão de segunda instância à disposição dos cidadãos para as suas manifestações quanto à qualidade dos serviços públicos prestados e à defesa dos seus direitos.

A Ouvidoria deverá ser procurada quando forem esgotadas as tentativas de solução da demanda junto aos setores administrativos competentes do IF Goiano. Vale ressaltar, ainda, que a ouvidoria é, assim, uma estrutura criada para garantir meios em que os direitos dos cidadãos sejam apresentados e ouvidos e que o direito à participação na Administração Pública se efetive, diferenciando-se, em suma, das estruturas públicas de defesa de direitos, que são aquelas que exercem a advocacia pública ou tem poderes de investigação, de sindicância ou de judicação e punição.

A Ouvidoria do Instituto Federal Goiano está instalada no prédio da Reitoria, situada na Rua 88, nº310, Setor Sul, Goiânia-GO. 

Qual a finalidade da Ouvidoria?

A Ouvidoria Pública do IF Goiano tem como finalidade promover ações preventivas e corretivas relacionadas às atividades institucionais, assegurando o respeito aos direitos individuais e coletivos da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Tendo como foco o direito comunicativo, a Ouvidoria-Pública do IF Goiano deverá ser procurada preferencialmente quando forem esgotadas as tentativas de solução da demanda, junto aos setores administrativos competentes do IF Goiano, tendo como objetivo precípuo a mediação de conflitos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página