Intercâmbio de Estágio conecta estudantes do IF Goiano e IF Sul de Minas
Ação conjunta entre campi promove trocas culturais, experiências profissionais e vivências transformadoras.

Trinta estudantes do IF Goiano e trinta do IF Sul de Minas estão vivendo uma semana diferente — e intensa. Entre os dias 26 de julho e 2 de agosto de 2025, acontece o Intercâmbio de Estágio, uma iniciativa que promove a troca de experiências entre os dois institutos.
Durante o período, os estudantes são hospedados nos campi e participam de uma programação voltada às práticas profissionais dos cursos, dentro e fora das instituições. O IF Goiano recebe alunos mineiros nos campi Urutaí, Ceres e Morrinhos, enquanto os estudantes goianos seguem para os campi Machado, Inconfidentes e Muzambinho, do IF Sul de Minas. Criado em 2017, o intercâmbio é realizado anualmente no mês de julho.
De acordo com o diretor de Extensão do IF Goiano, Eduardo Viana, as atividades são planejadas com foco na vivência prática e no contato com realidades produtivas que não fazem parte das micro-regiões de origem dos estudantes. “Os alunos do Sul de Minas poderão conhecer grandes culturas em Goiás, como soja, milho e algodão, além de confinamentos de corte e avicultura. Essas práticas são mais comuns em Goiás do que no Sul de Minas. Por outro lado, os estudantes do IF Goiano terão acesso à cafeicultura, pecuária leiteira, fruticultura e outras experiências características daquela região”, explica Eduardo.
Formação além da sala de aula
A ação é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, com organização da Diretoria de Assuntos Estudantis e Ações Afirmativas e das equipes locais dos campi participantes. Ao longo da semana, os grupos percorrem as unidades, participam de visitas técnicas e têm contato com diferentes realidades profissionais, aprofundando o vínculo com a área de formação.
Hospedados nos campi, os estudantes participam de programações pensadas para complementar sua formação profissional, tanto dentro quanto fora das instituições. A proposta valoriza o protagonismo estudantil, a vivência em diferentes contextos de atuação e o contato com o mundo do trabalho — elementos fundamentais para formar profissionais preparados, sensíveis e conectados com a realidade.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais