A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Pmipes

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2015, 16h46 | Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 09h30 | Acessos: 7227

O Programa IPES/Go de Mobilidade Acadêmica (PMIPES) é resultante de um Acordo de Cooperação celebrado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES/GO), que viabiliza aos estudantes de graduação do IF Goiano, IF Goiás, UEG e UFG, UFCAT e UFJ, regularmente matriculados, a possibilidade de cursar componentes curriculares, de seu curso, em instituição diferente da sua de origem por até três semestres letivos consecutivos.

No âmbito deste acordo há duas formas de Mobilidade Acadêmica:

 I - Integral, na qual o estudante só poderá cursar componentes curriculares na instituição de destino;

II - Parcial, na qual o estudante cursará concomitantemente componentes curriculares na instituição de origem e de destino;

A mobilidade acadêmica parcial  será adotada a partir do segundo semestre de 2021. Na mobilidade parcial o estudante cursa concomitantemente componentes curriculares na instituição de origem e de destino, limitada a 2 (dois) componentes curriculares por semestre em uma única instituição diferente da sua de origem. 

Condições de participação no PMIPES:

  1. a) ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade;
  2. b) verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.

 

Passos necessários para solicitar participação no PMIPES, com vistas a cursar componente curricular em outra Instituição (instituição de destino) no próximo semestre letivo: 

Passo 1: Ler o Acordo de Cooperação e identificar se atende aos requisitos;

Passo 2:  Realizar a leitura do fluxo: Fluxo PMIPES (anexo)

Passo 3:  Providenciar os seguintes documentos: Cópia do R.G. e CPF; Histórico escolar (original); Carta de motivação;

Passo 4: Elaborar junto ao coordenador/a do curso um plano de estudos para o período desejado para realização da mobilidade estudantil. O coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas que serão solicitadas, para posterior aproveitamento no curso da instituição de origem.

Passo 5: Preencher os itens do formulário Solicitação de Participação no Programa de Mobilidade Acadêmica (PMIPES/GO).

Passo 6: A coordenação do curso elabora um ofício e abre um processo no SUAP anexando toda a documentação do estudante e despacha ara a Coordenação de Mobilidade Estudantil na Pró-Reitoria do IF Goiano 

Atendido os critérios do Convênio Acordo PMIPES, o processo será encaminhado à Instituição de destino para análise da solicitação de mobilidade.

Prazos para recebimento dos pedidos do PMIPES/GO:

  • Dia 03/10-Início do período para estudantes do IF Goiano e de outras IPES/GO solicitarem a participação no Programa IPES/GO de Mobilidade Acadêmica com ingresso no próximo semestre letivo.
  • Dia 21/10 – Término do período para estudantes do IF Goiano solicitarem a participação no Programa IPES/GO de Mobilidade Acadêmica.dêmica.

Informações importantes para o estudante que pretende participar do PMIPES durante e após a pandemia:

  1. Verifique os calendários letivos das duas Instituições – a de origem (IFGoiano) e a de destino. Por conta da pandemia, os calendários letivos da maioria das Instituições estão desencontrados, o que pode demandar análise por parte do estudante se a participação na mobilidade, na atual conjuntura social, irá realmente contribuir com sua formação acadêmica. O coordenador de curso poderá auxiliar nessa consulta.
  2. É importante que o estudante tenha ciência que a participação no PMIPES na modalidade integral, não permitirá que o mesmo estude nas duas Instituições ao mesmo tempo.
  3. Caso o pedido de mobilidade seja aprovado, o estudante terá oportunidade de matricular-se no próximo semestre letivo da Instituição de destino.
  4. Os custos de movimentação e estadia decorrentes da mobilidade acadêmica serão de responsabilidade de cada discente.
  5. A autorização para cursar as disciplinas estará condicionada à existência de vaga no curso pretendido.
  6. A mobilidade somente se efetivará quando a instituição de destino encaminhar à instituição de origem comunicado formal de aceitação do pedido do discente, acompanhado da documentação comprobatória de matrícula

 

Clique e acesse o Acordo de Cooperação do PMIPES/GO

Formulário de Solicitação de Participação no PMIPES/GO

Perguntas Frequentes

Fluxograma

 

Coordenação Institucional do PMIPES/GO no IF Goiano

Miriã Nunes Porto Lima

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / (62) 3605-3673

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página