Ética

CEP participa de capacitação do Conep

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 11h46 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 15h07 | Acessos: 1494

Membros trocaram experiências e discutiram temas relacionados à pesquisa com seres humanos.

Capacitação ocorreu na quarta, 20, e quinta-feira,21, em Goiânia

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou de treinamento realizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) na quarta, 20 e quinta-feira, 21, em Goiânia. Na ocasião, os membros tiveram a oportunidade de trocar experiências com outros CEPs e se atualizarem sobre discussões atuais defendidas pelo Sistema CEP-Conep.

Sob a mediação de assessores da Conep foram discutidos temas como desafios desse Sistema, critérios de avaliação ética, tramitação de protocolos e construção do parecer e tramitação dos processos dos CEPs. Também foi debatida a Resolução 510/2016, que trata de normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.

Além do CEP do IF Goiano, participaram outros comitês de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Do colegiado do Instituto estiveram presentes os membros Sandra Adelly (Trindade), Luiza Ferreira (Rio Verde), Lara Coelho (Reitoria), Daniela Costa (Reitoria), Dylan Ávila (Iporá) e Suzane Martins (Morrinhos).

O CEP existe para defender os sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade, a fim de contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos. Qualquer pesquisa realizada no IF Goiano que envolva seres humanos precisa passar pelo colegiado, que é interdisciplinar, independente, e vinculado ao Conep. Seus membros se reúnem mensalmente para avaliar os protocolos de pesquisa.

O Conep é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde (CNS), criada por meio da Resolução 196/96 e com constituição designada pela Resolução 246/9. Sua função é de implementar as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, aprovadas pelo Conselho.

Saiba mais sobre o CEP

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos