Campos Belos

Campus é pioneiro em Fábrica de Software

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 14h29 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 14h06 | Acessos: 1262

Há cerca de um ano em funcionamento, projeto conta com dois protótipos em desenvolvimento. Fábrica visa proporcionar aos estudantes a experiência de atuação no mundo do trabalho.

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes de informática a prática da criação de programas em consonância com o atendimento de necessidades específicas da unidade e também da região, o Campus Campos Belos do Instituto Federal Goiano, desenvolve o projeto Fábrica de Software. A atividade é pioneira na Instituição e atualmente conta com dois protótipos em desenvolvimento.

Com uma equipe composta por 15 alunos do curso técnico em Informática para Internet e gerenciada pela professora Flávia Gonçalves, a Fábrica foi implantada no campus com a ideia inicial de proporcionar aos discentes a cultura de ambientes corporativos e oportunidades de mercado, uma vez que na região não há empresas nesta área. “Posteriormente, resolveu-se também auxiliar na prestação de serviços baseados em software, eficiência, inovação e integração de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional”, explica Flávia.

Além de proporcionar a prática da teoria que se aprende sem sala de aula, a possibilidade de vivenciar a experiência do mercado de trabalho foram os principais fatores que levaram os alunos Fabrícia Santiago dos Santos e Felismar Teixeira a participarem do projeto. “Aqui em Campos Belos recém programadores não têm oportunidades de estágio e muito menos de participar de ambientes corporativos, conhecer a vivência em empresas na área de informática”, conta a estudante, que viu na Fábrica uma oportunidade de aprender mais sobre programação e o mundo da tecnologia. “Espero conseguir me desenvolver no mercado de trabalho com a experiência adquirida dentro da Fábrica de Software”, completa.

Já Felismar viu no projeto a possibilidade de compreender mais sobre as tecnologias que estão em alta no mercado de desenvolvimento de aplicativos mobile e web. “Quero aprender sobre o desenvolvimento de Softwares e conhecer todas as partes que compõe o processo de criação, desenvolvimento e produção de aplicativos, que visam o bem público e institucional”, relata. O estudante acredita que o projeto o possibilitará conhecer tecnologias para atuar em diversos ramos da Informática, seja trabalhando em uma empresa como desenvolvedor, ou na faculdade, em cursos como de Analista de Sistemas, Ciência ou Engenharia da Computação.Além disso, o projeto proporciona experiências de convívio social, já que uma das bases das atividades é o trabalho em equipe, fortalecendo ligações de confiança e amizade”, destaca.

A equipe está trabalhando no desenvolvimento de dois protótipos. O “TáxiIF”, que é um aplicativo para celular com a finalidade de auxiliar no transporte de passageiros de Campos Belos até o Campus do IF Goiano, possibilitando a conexão de clientes e motoristas de táxis e mototáxis. O outro projeto, chamado “FindWork”, consiste em um aplicativo que possibilita o anúncio e divulgação da mão-de-obra de trabalhadores autônomos. O objetivo é atuar na redução do desemprego local, além de auxiliar na contratação desses profissionais ao agilizar o processo.

As Fábricas de Softwares existem em diversas universidades e institutos federais do país. Em Goiás, ela foi implementada inicialmente em Goiânia, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e depois em Campos Belos, na unidade do IF Goiano. Como projeto pioneiro na Instituição, a professora esclarece que o objetivo é estruturar e consolidar o desenvolvimento da Fábrica no campus, para a possibilidade futura de expansão das atividades em parceria com as demais unidades do Instituto.

Histórico -  Instituída em 1º de março de 2019, a Comissão Temporária para Criação de Regulamento Interno à Implantação de Fábrica de Software no Campus Campus Belos iniciou as primeiras reuniões e articulações para o desenvolvimento do projeto na unidade. Em julho de 2019, com a conclusão do regulamento, criou-se a Comissão Permanente para Gestão da Fábrica de Software do IF Goiano Campus Campos Belos.

Nos meses de outubro e novembro foi realizado o processo seletivo para escolha de monitores para atuar no projeto. Foram selecionados 15 alunos do curso técnico em Informática para Internet nas modalidades Integrado ao Ensino Médio e Concomitante/Subsequente. O treinamento da equipe aprovada foi realizado em dezembro, no Laboratório de Informática do campus, com o seguinte conteúdo programático: Metodologias Ágeis, UML, Padrões de Projetos, Javascript, Nodejs e Expressjs.

A implantação do projeto na unidade foi idealizada e iniciada pelo professor Cláudio Ulisse, que atualmente está fazendo mestrado na Universidade de Brasília (UnB). A Fábrica é uma ação da Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CPPGI), por meio do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual (NIPI), e atualmente é gerenciada pela Professora Flávia Gonçalves Fernandes.

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

registrado em: