Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Centro de Excelência em Bioinsumos do Estado de Goiás é capitaneado pelo IF Goiano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2022, 14h50 | Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2022, 09h57 | Acessos: 1484

O projeto visa fortalecer o Programa Estadual de Bioinsumos no contexto do Programa Nacional de Bionsumos. 

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) será responsáve por Centro de Excelência em Bionsumos no Estado de Goiás. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) e visa fortalecer o Programa Estadual de Bioinsumos lançado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seapa) no contexto do Programa Nacional de Bionsumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Centro de Excelência em Bionsumos (Cebio) tem como missão impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental por meio da geração de inovações e adoção de tecnologias em bioinsumos para o setor agropecuário de Goiás.

Conforme o projeto, de 2022 a 2033, várias entregas serão realizadas, dentre elas, a ampliação de coleções de micro-organismos de interesse biotecnológico nativos do Cerrado; a otimização de biofábricas para utilização “on farm”; o treinamento e suporte técnico aos agricultores em todas as etapas do processo; a formação de HUBs na cadeia de bioinsumos em Goiás, a implantação de laboratórios de análise e certificação da qualidade de bioinsumos, dentre outros.

O Centro está organizado em três Unidades de Referência em Bioinsumos (URB) e 10 Unidades de Transferência em Tecnologia (UTT). Essas unidades estarão espalhadas em vários campi do IF Goiano e também em campi das instituições parceiras como a UFG, a UEG e outras que estão em fase de prospecção.

As URBs potencializarão as pesquisas realizadas com: 1) micro-organismos promotores do crescimento de plantas (Rio Verde); 2) controle biológico de pragas agrícolas (Urutaí) e 3) controle de doenças de plantas (Morrinhos). Já as UTTs terão atuação em Campos Belos, Posse, Ceres, Hidrolândia, Cristalina, Ipameri, Catalão, Iporá, Goiânia e Anápolis. Dentre suas atividades estão, a prospecção de demandas e prospecção tecnológica; a disponibilização de bioinsumos; o mapeamento de parcerias estratégicas; a busca ativa por recursos; a formação de recursos humanos; a realização de dias de campos em unidades demonstrativas e ações de empreendedorismo e inovação.

O Comitê Gestor do Cebio é composto pelos professores: Edson Luiz Souchie – Diretor do Cebio (Campus Rio Verde), Alan Carlos Costa – Pró-Reitor (Reitoria), Leonardo Nazário dos Santos – Agência de Inovação (Reitoria), Priscila Jane Romano G. Selari – Coordenadora UTTs (Campus Ceres), Nadson de Carvalho Pontes – Coordenador URB Controle de Doenças (Campus Morrinhos), Alexandre Igor de Azevedo Pereira – Coordenador URB Controle de Pragas (Campus Urutaí).

Programas Nacional e Estadual de Bioinsumos - O Programa Nacional de Bioinsumos foi lançado em 2020 com o objetivo de impulsionar o uso de recursos biológicos na agropecuária. A intenção é fazer aproveitamento da biodiversidade para reduzir a utilização de insumos importados e ampliar a oferta de matéria-prima para o setor.

Tem como proposta a disponibilização de um conjunto estratégico de ações para o desenvolvimento de alternativas para a produção agrícola, pecuária e aquícola, considerando dimensões econômicas, sociais, produtivas e ambientais, visando estimular a adoção de ativos sustentáveis baseados no uso de tecnologias, produtos e processos desenvolvidos a partir de recursos renováveis, por meio da ação integrada dos setores de ciência, tecnologia e inovação, além do setor produtivo e o mercado.

O Estado do Goiás tornou-se pioneiro em investimento na produção, desenvolvimento e na utilização de bioinsumos com a criação da Lei nº 21.005, de 14 de maio de 2021, que instituiu o Programa de Bioinsumos do Estado de Goiás.

O objetivo do Programa, proposto pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é ampliar e fortalecer a adoção de práticas para a evolução do setor agropecuário, com a expansão da produção, do desenvolvimento e da utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis.

São objetivos do Programa Estadual de Bioinsumos o desenvolvimento de instrumentos eficazes de comunicação para a educação e a evolução da cultura de sustentabilidade; o fomento pesquisas relacionadas ao uso de bioinsumos, processos e tecnologias sustentáveis; a promoção da utilização de bioinsumos, processos, tecnologias e sistemas de produção sustentáveis para o desenvolvimento das cadeias produtivas; e o gerenciamento da informação por meio de sistemas de inteligência relacionados às diretrizes do programa.

As despesas correrão às contas das dotações orçamentárias anualmente consignadas aos órgãos e às entidades envolvidos, observados os limites de movimentação, empenho e pagamento da programação orçamentária e financeira anual. As ações do Programa Estadual de Bioinsumos poderão ser custeadas por outras fontes de recursos destinadas pela União, pelo Distrito Federal, pelos municípios e por instituições privadas.

Cebio e Ceagre no 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável - O Encontro, promovido pelo Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), Grupo Associado de Pesquisa (Gapes) e IF Goiano, aconteceu nas dependências do Campus Rio Verde do IF Goiano e reuniu cerca de 800 produtores rurais, estudantes e pesquisadores de diversas regiões brasileiras. Toda a programação de palestras e painéis esteve voltada para a utilização de bioinsumos no campo. O Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) foi apresentado aos participantes pelo seu diretor, professor Edson Luiz Souchie.

Um dos convidados do evento foi o presidente do Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bionsumos, do MAPA, Alessandro Cruvinel, que apresentou as diretrizes do Programa Nacional de Bioinsumos. Durante o intervalo, visitou o estande do IF Goiano, que apresentava o Centro de Referência em Bioinsumos (Cebio) e o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre).

Ao lado do diretor do Cebio, professor Edson Souchie, o representante do MAPA elogiou o protagonismo goiano na adoção do Programa e ressaltou a importância do envolvimento das instituições públicas e privadas na temática.

O estande também recebeu a visita do diretor do departamento de transformação e tecnologia mineral, Enir Sebastião Mendes, do Ministério de Minas e Energia, que esteve acompanhado do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Alan Carlos Costa. Na ocasião, o pró-reitor destacou a relevância do Centro e a importante iniciativa da Fapeg e da Seapa ao financiar esta ação estratégica para o aumento da sustentabilidade e da autonomia do Estado de Goiás na produção de alimentos.

De acordo com o professor Fabiano Guimarães, diretor-geral do Campus Rio Verde, o tema “bioinsumos” é tratado com relevância na Instituição, uma vez que está contemplado nas matrizes curriculares dos cursos da área de ciência agrárias que são ofertados no campus, desde o curso técnico até o doutorado.

O reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, disse que o IF Goiano tem contribuído de forma significativa com o setor agropecuário, sobretudo, no viés da sustentabilidade. No entanto, admite que a Instituição ainda tem um caminho logo a percorrer, por isso, pediu a todos para sair em defesa da educação pública, que em suas palavras, “muda a vida das pessoas”.

 

Setor de Comunicação Social e Eventos  do Campus Rio Verde com informações do MAPA e SEAPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página