Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Excelência em Bioinsumos do Estado de Goiás é capitaneado pelo IF Goiano
Início do conteúdo da página

Centro de Excelência em Bioinsumos do Estado de Goiás é capitaneado pelo IF Goiano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2022, 14h50 | Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2022, 09h57

O projeto visa fortalecer o Programa Estadual de Bioinsumos no contexto do Programa Nacional de Bionsumos. 

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) será responsáve por Centro de Excelência em Bionsumos no Estado de Goiás. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) e visa fortalecer o Programa Estadual de Bioinsumos lançado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seapa) no contexto do Programa Nacional de Bionsumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Centro de Excelência em Bionsumos (Cebio) tem como missão impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental por meio da geração de inovações e adoção de tecnologias em bioinsumos para o setor agropecuário de Goiás.

Conforme o projeto, de 2022 a 2033, várias entregas serão realizadas, dentre elas, a ampliação de coleções de micro-organismos de interesse biotecnológico nativos do Cerrado; a otimização de biofábricas para utilização “on farm”; o treinamento e suporte técnico aos agricultores em todas as etapas do processo; a formação de HUBs na cadeia de bioinsumos em Goiás, a implantação de laboratórios de análise e certificação da qualidade de bioinsumos, dentre outros.

O Centro está organizado em três Unidades de Referência em Bioinsumos (URB) e 10 Unidades de Transferência em Tecnologia (UTT). Essas unidades estarão espalhadas em vários campi do IF Goiano e também em campi das instituições parceiras como a UFG, a UEG e outras que estão em fase de prospecção.

As URBs potencializarão as pesquisas realizadas com: 1) micro-organismos promotores do crescimento de plantas (Rio Verde); 2) controle biológico de pragas agrícolas (Urutaí) e 3) controle de doenças de plantas (Morrinhos). Já as UTTs terão atuação em Campos Belos, Posse, Ceres, Hidrolândia, Cristalina, Ipameri, Catalão, Iporá, Goiânia e Anápolis. Dentre suas atividades estão, a prospecção de demandas e prospecção tecnológica; a disponibilização de bioinsumos; o mapeamento de parcerias estratégicas; a busca ativa por recursos; a formação de recursos humanos; a realização de dias de campos em unidades demonstrativas e ações de empreendedorismo e inovação.

O Comitê Gestor do Cebio é composto pelos professores: Edson Luiz Souchie – Diretor do Cebio (Campus Rio Verde), Alan Carlos Costa – Pró-Reitor (Reitoria), Leonardo Nazário dos Santos – Agência de Inovação (Reitoria), Priscila Jane Romano G. Selari – Coordenadora UTTs (Campus Ceres), Nadson de Carvalho Pontes – Coordenador URB Controle de Doenças (Campus Morrinhos), Alexandre Igor de Azevedo Pereira – Coordenador URB Controle de Pragas (Campus Urutaí).

Programas Nacional e Estadual de Bioinsumos - O Programa Nacional de Bioinsumos foi lançado em 2020 com o objetivo de impulsionar o uso de recursos biológicos na agropecuária. A intenção é fazer aproveitamento da biodiversidade para reduzir a utilização de insumos importados e ampliar a oferta de matéria-prima para o setor.

Tem como proposta a disponibilização de um conjunto estratégico de ações para o desenvolvimento de alternativas para a produção agrícola, pecuária e aquícola, considerando dimensões econômicas, sociais, produtivas e ambientais, visando estimular a adoção de ativos sustentáveis baseados no uso de tecnologias, produtos e processos desenvolvidos a partir de recursos renováveis, por meio da ação integrada dos setores de ciência, tecnologia e inovação, além do setor produtivo e o mercado.

O Estado do Goiás tornou-se pioneiro em investimento na produção, desenvolvimento e na utilização de bioinsumos com a criação da Lei nº 21.005, de 14 de maio de 2021, que instituiu o Programa de Bioinsumos do Estado de Goiás.

O objetivo do Programa, proposto pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é ampliar e fortalecer a adoção de práticas para a evolução do setor agropecuário, com a expansão da produção, do desenvolvimento e da utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis.

São objetivos do Programa Estadual de Bioinsumos o desenvolvimento de instrumentos eficazes de comunicação para a educação e a evolução da cultura de sustentabilidade; o fomento pesquisas relacionadas ao uso de bioinsumos, processos e tecnologias sustentáveis; a promoção da utilização de bioinsumos, processos, tecnologias e sistemas de produção sustentáveis para o desenvolvimento das cadeias produtivas; e o gerenciamento da informação por meio de sistemas de inteligência relacionados às diretrizes do programa.

As despesas correrão às contas das dotações orçamentárias anualmente consignadas aos órgãos e às entidades envolvidos, observados os limites de movimentação, empenho e pagamento da programação orçamentária e financeira anual. As ações do Programa Estadual de Bioinsumos poderão ser custeadas por outras fontes de recursos destinadas pela União, pelo Distrito Federal, pelos municípios e por instituições privadas.

Cebio e Ceagre no 8º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável - O Encontro, promovido pelo Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), Grupo Associado de Pesquisa (Gapes) e IF Goiano, aconteceu nas dependências do Campus Rio Verde do IF Goiano e reuniu cerca de 800 produtores rurais, estudantes e pesquisadores de diversas regiões brasileiras. Toda a programação de palestras e painéis esteve voltada para a utilização de bioinsumos no campo. O Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) foi apresentado aos participantes pelo seu diretor, professor Edson Luiz Souchie.

Um dos convidados do evento foi o presidente do Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bionsumos, do MAPA, Alessandro Cruvinel, que apresentou as diretrizes do Programa Nacional de Bioinsumos. Durante o intervalo, visitou o estande do IF Goiano, que apresentava o Centro de Referência em Bioinsumos (Cebio) e o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre).

Ao lado do diretor do Cebio, professor Edson Souchie, o representante do MAPA elogiou o protagonismo goiano na adoção do Programa e ressaltou a importância do envolvimento das instituições públicas e privadas na temática.

O estande também recebeu a visita do diretor do departamento de transformação e tecnologia mineral, Enir Sebastião Mendes, do Ministério de Minas e Energia, que esteve acompanhado do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Alan Carlos Costa. Na ocasião, o pró-reitor destacou a relevância do Centro e a importante iniciativa da Fapeg e da Seapa ao financiar esta ação estratégica para o aumento da sustentabilidade e da autonomia do Estado de Goiás na produção de alimentos.

De acordo com o professor Fabiano Guimarães, diretor-geral do Campus Rio Verde, o tema “bioinsumos” é tratado com relevância na Instituição, uma vez que está contemplado nas matrizes curriculares dos cursos da área de ciência agrárias que são ofertados no campus, desde o curso técnico até o doutorado.

O reitor do IF Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, disse que o IF Goiano tem contribuído de forma significativa com o setor agropecuário, sobretudo, no viés da sustentabilidade. No entanto, admite que a Instituição ainda tem um caminho logo a percorrer, por isso, pediu a todos para sair em defesa da educação pública, que em suas palavras, “muda a vida das pessoas”.

 

Setor de Comunicação Social e Eventos  do Campus Rio Verde com informações do MAPA e SEAPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página