Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
ACOF 2022

Campus Ceres sedia lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2022, 12h31 | Última atualização em Segunda, 09 de Mai de 2022, 14h41 | Acessos: 463

Evento foi realizado pelo governo do estado de Goiás, com participação da Agrodefesa e da prefeitura de Ceres. Na ocasião foi apresentado também a Feira Agrocentro-Oeste Familiar 2022, que será realizada entre os dias 18 e 21 de maio.

Nesta quinta-feira, 5, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi palco do lançamento da Campanha 2022 de Vacinação contra Febre Aftosa em Goiás. O evento foi realizado no Auditório Multifuncional da unidade e contou com presença do governador do estado, Ronaldo Caiado, de autoridades da pasta estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária, além de prefeitos de Ceres, Rialma e municípios vizinhos.

Em sua fala, o reitor substituto do IF Goiano, Gilson Dourado, enfatizou a relevância do Campus Ceres para a região e, por extensão, a importância em receber em suas instalações os produtores locais e parlamentares ligados à agropecuária. Pegando gancho nesse aspecto, o diretor-geral substituto, Hamilton Cunha, aproveitou para apresentar aos presentes a Agro Centro-Oeste Familiar, a ser realizada em menos de 15 dias, e convidar o público para prestigiar a feira.

José Essaldo, presidente da Agrodefesa, saudou o IF Goiano e enalteceu o esforço do diretor-geral da unidade, Cleiton Mateus, para que este lançamento da campanha fosse realizado no Campus Ceres. Na mesma linha, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, apontou a importância do IF Goiano e da unidade de Ceres para a formação de profissionais qualificados na área das Ciências Agrárias, bem como na realização de iniciativas para fortalecer a produção agropecuária da região.


Vacinação –
 O pontapé da Campanha 2022 de Vacinação contra Febre Aftosa foi dado no Laboratório de Bovinocultura do Campus, onde o governador Ronaldo Caiado, vacinou três novilhas do rebanho da unidade. Conforme explica a Agrodefesa, são duas etapas de vacinação. Agora, na primeira fase, a vacina deverá ser aplicada em bovinos e bubalinos de até 24 meses, em todo território goiano. A próxima etapa contemplará outras idades e ocorrerá no mês de novembro.

A partir de 2023, a aplicação de doses contra a aftosa não será mais obrigatória nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins e Distrito Federal. A suspensão da campanha faz parte do projeto de ampliação de zonas livres da doença sem vacinação no Brasil. Em goiás, o último registro de febre aftosa data de 1995. A meta é que o País se torne livre do vírus até 2026.

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

Fim do conteúdo da página