AGRO EXPERIENCE

IF Goiano realiza abertura do I Ceagre Agro Experience, em Rio Verde

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2022, 15h16 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 08h05 | Acessos: 579

Evento de quatro dias tem intenção de aproximar as iniciativas do Centro de Excelência em Agricultura aos produtores e empresários do agronegócio local e estadual

imagem sem descrição.

“Promover a integração entre as hélices da inovação voltadas para o agronegócio, para a agricultura, a sustentabilidade, a produção de alimentos, a segurança alimentar em todos os seus aspectos, em todas as suas dimensões”. Com esse propósito, foi aberto nesta terça-feira, 09 de agosto, o primeiro evento Ceagre Agro Experience, realizado pelo Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), projeto do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e parceiros.

Trazendo o tema Inovações e Oportunidades, o Ceagre Agro Experience ocorrerá até a quinta-feira, 11 de agosto, na sede do Centro, em Rio Verde (GO). O principal objetivo do evento é dar publicidade aos projetos e as ações desenvolvidas pelo Centro, bem como estabelecer a conexão entre eles e empresas e profissionais responsáveis por fortalecer o agronegócio na região e no estado de Goiás. Para tanto, a programação traz em seu bojo nomes de destaque nas temáticas de Inteligência Artificial no Agro, Automação e Mecanização, Recursos Hídricos, Agricultura Digital e outras, todas atuais e relevantes para o agronegócio.

A apresentação do evento foi realizada pelo diretor-geral do Ceagre e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Costa. “Essa junção desses importantes atores é que gera inovação, gera tecnologia, gera conhecimento e é dessa forma que o estado de Goiás tem avançado tanto, é dessa forma que a agricultura no estado de Goiás é referência mundial na produção de alimentos, na sustentabilidade agrícola. E o Ceagre tem esse objetivo”, afirmou Alan.

Alan Costa, diretor-geral do Ceagre

Em sua fala, o diretor-geral do Campus Rio Verde, Fabiano Silva, ocupante anterior da gestão de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, exaltou a iniciativa do Ceagre e de outros centros de pesquisa e inovação similares. Focando na relação com a aprendizagem, o diretor provocou: “Quem hoje vai ser bem formado numa sala de aula teórica? Tudo o que a gente precisa e que é falado em sala de aula está na internet. Então esse tipo de iniciativa [Ceagre] busca tornar ensino seja mais atraente. Tenta fazer com que os jovens, os educandos, tenham mais interesse em ir para a instituição para aprender”.

Ainda na solenidade, estiveram presentes representantes da Secretaria de Agricultura de Goiás e da Secretaria Municipal de Agricultura de Rio Verde.  As falas de abertura do primeiro Ceagre Agro Experience foram encerradas com o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro. Fazendo alusão à tríplice hélice que propulsiona a ciência e a inovação - estado, indústria e academia -, o reitor lembrou que, no Brasil, a importância das instituições de ensino e pesquisa são fundamentais, mas elas precisam de parceria e investimento. Da mesma forma, “cabe a nós, instituição, ter um olhar diferente para a inovação dentro da nossa instituição. Precisamos pensar um mecanismo de pautar a inovação, e isso se faz com pesquisa, com ensino de qualidade, com extensão próxima de quem precisa - isso se faz com educação”.

Centro de Excelência em Agricultura Exponencial, um perfil - O Ceagre nasce da parceria entre o IF Goiano, a Fapeg, o estado de Goiás e a prefeitura de Rio Verde, com o compromisso de desenvolver tecnologias e aplicá-las no campo, otimizando a gestão de safras e agropecuária do pequeno, médio e grande produtor e para toda a cadeia do agronegócio goiano. A Agricultura Exponencial consiste em inovações aplicadas a cadeia do agroonegócio que permitam o crescimento da geracoa de valor em uma curva exponencial. Para isso, usa de meios como a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), Big data e outras tecnologias voltadas para a Agricultura 4.0.

Em sua apresentação, o diretor-geral do Centro, Alan Costa, explicou a importância do ecossistema com o IF Goiano para sua atuação: “O Ceagre é um projeto, ele não é uma unidade administrativa, o que ele oferece para a comunidade depende muito dos campi, especialmente do Campus Rio Verde, pois ele acessa os laboratórios, a equipe administrativa, as diretorias de Pesquisa, de Extensão, de Administração, de Ensino. Por ser um projeto, o Ceagre tem sua atuação ampliada em todo o IF Goiano; acessar os laboratórios, os pesquisadores, os estudantes dos diferentes níveis, isso é fundamental para o sucesso do projeto”.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres, especial para o Ceagre Agro Experience